O que as empresas têm feito para atrair e reter talentos
30-01-2015

As empresas não crescem sozinhas, elas são feitas por pessoas. São seus colaboradores que estão por trás de todo bom resultado. Por isso é tão importante investir na chamada Gestão de Pessoas.

Um grande desafio para as empresas tem sido como atrair e reter talentos em um cenário de alta competição pela mão de obra?De acordo com um recente estudo da Delloitte, reter talentos está no topo das prioridades dos empresários de todos os portes – 56% dos 352 executivos ouvidos no estudo afirmaram ter esta preocupação. “Antes de custos e competitividade, capital humano é a principal preocupação dos empresários”, destaca Dorival Donadão, sócio da DN Consult.
Para o especialista, o principal desafio dos empreendedores é entender o custo-benefício de identificar e manter profissionais com competência diferenciada. “Estamos vivendo um momento de apagão de mão de obra. Não se trata nem de talentos. É fundamental manter os profissionais minimante qualificados”, diz.
Essa missão é ainda mais difícil no cenário sucroenergético, pois, a crise financeira exige mais criatividade por parte dos gestores de pessoas para atrair e reter talentos.
Este será um dos temas debatidos no painel “Cuidando de gente”, que abrirá o IV Encontro Cana Substantivo Feminino. A mediadora será Maria Luiza Barbosa, diretora da Ecológica ID e consultora de Responsabilidade Social da UNICA e os debatedores são: Sueli Aguiar, gerente de Serviço Social e Comunicação da Pedra Agroindustrial; Luis Carlos Veguin, diretor de Recursos Humanos para o segmento de Energia, Açúcar e Etanol da Raízen; Márcia Cubas, diretora de Recursos Humanos e Sustentabilidade do Grupo São Martinho; Carla Pires, diretora de sustentabilidade da Odebrecht Agroindustrial.
O IV Encontro Cana Substantivo Feminino acontece em 12 de março de 2015 no Centro Cana do IAC, em Ribeirão Preto. O evento é dirigido para executivas e executivos do agronegócio. Inscrições antecipadas gratuitas pelo site: www.canasubstantivofeminino.com.br