O que é mais viável: Enfardar ou transportar a palha junto com a cana?
06-08-2015

Esta é uma das perguntas que surgiram com o início dos processos de recolhimento de palha da cana-de-açúcar. Segundo Marcelo Pierossi, da AgroPerforma, grande parte das usinas utilizam o sistema de transporte da palha junto com a cana picada e posterior separação em instalações de limpeza a seco. Mas, na verdade, o que ocorre é a colheita de uma matéria-prima com elevado teor de impurezas vegetais. Para ele, a tecnologia mais viável para recolhimento depende das características de cada usina.

O especialista afirma que, com relação à palha enfardada, os fatores que afetam o custo de recolhimento são o desempenho das máquinas e a distância. “A não utilização de todo o potencial das máquinas impacta mais no custo de recolhimento do que a distância, devido à quantidade de equipamentos e pessoas envolvidas na operação”. Ainda segundo Pierossi, a quantidade de impureza mineral adicionada ao fardo aumenta o custo de produção, visto que é material transportado que não será utilizado e, por isso, deve-se operar as máquinas agrícolas de forma a evitar a matéria mineral.

Um comparativo entre os sistemas de recolhimento da palha: cana integral x palha enfardada será um dos assuntos abordados no 1º Seminário sobre Biomassa da Cana-de-açúcar & Cia, que acontece no Centro de Cana IAC de Ribeirão Preto, nos dias 12 e 13 de agosto.

Veja a agenda completa e se inscreva no site do Grupo IDEA: www.ideaonline.com.br

Informações: (16) 3211-4770 ou eventos@ideaonline.com.br.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.