O que era futuro, já é presente
07-10-2014

Uma das vantagens das Caldeiras de Leito Fluidizado Borbulhante é a capacidade de queimar combustível com alto teor de impureza mineral

No não tão distante “século passado” – anos 80 e 90 – quando ouvíamos falar de Leito Fluidizado isso era uma coisa ainda um pouco “misteriosa” em nosso meio. Os nomes que se ouviam eram estranhos – Ahlström, Outokumpu, Tampella – e vinham de muito longe – um país de língua e clima muito diferentes do nosso Brasil tropical – a Finlândia. Em 30 anos essa realidade mudou muito e hoje é um bom exemplo de um futuro que já é presente. A distância da Finlândia “diminuiu” muito – é claro que não em quilômetros, mas devido à globalização. A integração entre Brasil e Finlândia cresceu muito nos últimos anos devido ao pioneirismo e à experiência dos finlandeses em queimar biomassas em caldeiras de leito fluidizado – borbulhante e circulante.
Afinal, porque esta tecnologia está dominando as discussões técnicas, palestras e apresentações no setor sucroenergético? Porque o pioneirismo e a evolução do leito fluidizado se deram na Finlândia?
Algumas características específicas da Finlândia propiciaram o desenvolvimento desta tecnologia: 1- baixa disponibilidade de combustíveis fósseis; 2- alta disponibilidade de biomassas diversas, 3-longo período do ano com clima frio e muita neve, 4- alta disponibilidade de turfa – um resíduo de vegetações antigas com alta umidade encontradas em abundância naquele país. Devido a alta umidade, difícil homogeneização e controle de granulometria, estes combustíveis (cavacos, cascas, folhas, raízes e turfa) possuem baixa eficiência de queima em caldeiras de grelhas convencionais. Desde os anos 60, a tecnologia de leito fluidizado borbulhante foi pesquisada e desenvolvida, e hoje proporciona a cogeração de mais de 10% da energia elétrica e grande parte do aquecimento de água residencial da Finlândia, queimando biomassas que não poderiam ser adequadamente utilizadas com tecnologias convencionais.
Veja matéria completa na editoria Indústria na edição 14 da revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br