O que fazer para a camada de palha da cana não interferir na dinâmica dos herbicidas
12-06-2015

Até o início da mecanização dos canaviais, o controle de plantas daninhas sempre priorizou o sistema de aplicação de pré-emergência, já que, em virtude da queima ou do aleiramento em áreas de muda, a brotação ocorria com mais facilidade. Era comum, ainda, o uso de pingentes em aplicações de pós-emergência. Com a mecanização da colheita, o controle em si não sofreu alterações, o que mudou foram as moléculas utilizadas, uma vez que a camada de palha interfere na dinâmica dos herbicidas.

Para o especialista em tecnologia de aplicação e diretor da GMC Alvo Consultoria, Glauberto Moderno Costa, a presença de palha não impacta na eficiência do produto, mas, desde que a seleção das moléculas seja apta para esta modalidade de aplicação. “Em alguns casos, é necessário o aleiramento da palha, visando aceleração da brotação (regiões mais frias), e isto permite a opção de seleção de moléculas que não são recomendadas sobre a palha”.

Ele lembra, ainda, que a eficiência do transporte de herbicidas da palha para o solo depende de vários fatores, como as características físico-químicas inerentes a cada produto, a capacidade da palha de cobrir o solo e de reter o ingrediente ativo e o período em que a área permanece sem chuva após a aplicação, já que ela será responsável pelo transporte do herbicida até o solo. “O produtor deve estar orientado para saber quais as moléculas existentes no mercado brasileiro que atenderão sua lavoura, levando sempre em conta o período de aplicação (chuvoso, seco ou semi-seco)”, afirma Moderno.

Agora, quando o produtor decidir iniciar o recolhimento parcial da palha, é importante que a aplicação seja feita, no máximo, de 10 a 15 dias após o corte da soqueira. “Nesse cenário, as mesmas moléculas utilizadas sobre a palha também servirão em áreas com pouca ou nenhuma cobertura”, diz o especialista.

Veja matéria completa na nova edição da CanaOnline, editoria Herbishow. Visualize no site ou baixe grátis aplicativo para tablets e smartphones e baixe grátis as edições da revista no celular: www.canaonline.com.br