O que ocorre com o mercado de açúcar???
12-06-2023

Não tem fundamento um mercado que sobe 50 pontos e depois que você volta do banheiro ele despencou 80

*Arnaldo Luiz Corrêa

Esqueçam os fundamentos. O que se vê no mercado futuro de açúcar em NY é algo sobre-humano, mas não no sentido de forças superiores, ou algo de teor extraordinário ou qualquer significado místico. É porque o mercado virou uma batalha de algoritmos, de sistemas computadorizados sem a participação humana. Não tem fundamento um mercado que sobe 50 pontos e depois que você volta do banheiro ele despencou 80. Conscientize-se: o que está acontecendo com o mercado nada tem a ver com a percepção relacionada ao mercado físico. Há de se ter muito cuidado para não embarcar nessas narrativas.

Ah, mas a China comprou 700,000 toneladas, dirão os crédulos. Realmente, algum impacto pode até ter causado, e um pequeno movimento pode atingir níveis em que os algoritmos viram uma oportunidade rápida de se ganhar dinheiro. Outro ponto que pode trazer ainda mais sustos são as noticias conflitantes acerca do El Niño (todo ano é a mesma ladainha) e o vencimento das opções na semana que vem.

Já o mundo real nos mostra que a safra no Centro-Sul está caminhando bem, muitas usinas afirmando que a produtividade tem superado as expectativas. Vai ter açúcar para todo mundo. O fluxo de capital está derrubando o dólar, provável migração de dinheiro que saiu da Turquia em busca de outro país emergente. Ou seja, é possível que já tenhamos visto o nível mais alto em reais por tonelada, assunto que abordamos aqui. Tá na hora de descer da Roda Gigante.

*Arnaldo Luiz Corrêa é diretor da Archer Consulting Consultoria