O ritmo de crescimento da área de cana atualmente é muito tímido
14-04-2016

A redução de produção de quem sai tem sido substituída por quem fica

Julio Maria M. Borges, economista, sócio-diretor da JOB Economia e Planejamento eprofessor da Universidade de São Paulo

Cerca de 70 usinas estão em recuperação judicial. É um número que vinha crescendo sistematicamente. Hoje pode ser maior. Qual será o destino dessas empresas?A gestão do negócio é um condicionante muito importante. Em períodos de preços relativamente bons e de lucros, a gestão faz toda a diferença no curto e no médio prazo. Até o momento, as usinas que não conseguiram se recuperar e fecharam não fizeram o setor perder em capacidade de moagem.A redução de produção de quem sai tem sido substituída por quem fica. Por outro lado, o ritmo de crescimento da área de cana atualmente é muito tímido. No curto prazo, o excesso de cana ou sua falta tem dependido do clima.

Veja matéria completa na editoria Holofote, edição 31 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.