O setor está na contramão do tsunami
28-03-2016

Dólar valorizado em relação ao real é um dos pontos positivos para o setor

“Sou obrigado a dizer que o setor sucroalcooleiro vive um momento constrangedoramente bom, levando-se em consideração o restante da economia, no que tange a preços e demanda”, pondera Alexandre Figliolino, sócio da MB Agro Consultoria. Para ele, o setor está na contramão do tsunami que o Brasil enfrenta. “Mas o setor é extremamente assimétrico e a situação grave que atinge inúmeros grupos ainda demandará um tempo enorme para ser resolvida, embora em alguns casos a situação seja insolúvel.”

Figliolino aponta a situação mais positiva do setor a alguns fatores: dólar valorizado em relação ao real, mudanças tributárias que atingiram o etanol em relação à gasolina, e ao atual momento do mercado mundial de açúcar que, após cinco anos de superávit, enfrenta seu primeiro ano de déficit. Mas ele alerta que a previsão de queda de consumo no ciclo Otto (5%) no Brasil, devido à recessão econômica, não é definitivamente uma boa notícia para o etanol.

Veja matéria completa na edição 31 da revista Digital CanaOnline que será publicada nesta semana. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.