O setor investe para ser cada vez mais sustentável
10-03-2016

Usina São Manoel reutiliza 96% de toda água utilizada no processo industrial

Apesar de todos os revezes causados pela falta de políticas e regulamentações, o setor sucroenergético tem se preparado para atender todas as exigências ambientais para minimizar seus impactos. Um exemplo importante foi a introdução da mecanização da colheita da cana que até pouco tempo era queimada, liberando monóxido de carbono e partículas na atmosfera. Investimentos em tecnologias e capacitação de pessoas foram necessários, permitindo reduzir consideravelmente a colheita manual da cana-de-açúcar em diversos Estados brasileiros.

É notável a evolução do setor sucroenergético na busca de tornar seus processos cada vez mais sustentáveis, seja em sua lavoura, indústria ou gestão, considerando a falta de recursos e todas as incertezas advindas de um mercado ainda não regulamentado. Algumas usinas merecem destaque especial pelos trabalhos e conquistas como a Usina São Manoel, eleita pela revista Globo Rural, a campeã em sustentabilidade no ano de 2015.


A base do modelo de negócios da Usina São Manoel é sua gestão focada no aumento da eficiência com foco na redução dos custos de produção. O diferencial da São Manoel é a preocupação com as pessoas, já faz parte da cultura da empresa os consideráveis investimentos anuais em treinamentos, visando a conscientização para um resultado sustentável.

O caminho trilhado foi longo, desde a sua fundação a usina investe em projetos sociais e publicou seu primeiro balanço social em 2007, seguindo os padrões de sustentabilidade do Global ReportingInitiative (GRI), que contempla indicadores econômicos, sociais, ambientais e de governança. A usina estruturou uma área dedicada à sustentabilidade responsável por dar o suporte necessário aos gestores em seus processos.

Práticas sustentáveis foram adotadas como a reutilização de 96% de toda água utilizada no processo industrial, com essa indicação a usina tem indicadores de 0,7m3 de água por tonelada de cana. Os investimentos em sustentabilidade na atual safra foram de R$ 15 milhões, representando 16,7% do total de investimentos realizados na usina.

A moagem da São Manoel na safra 2016/17 será de 4,3 milhões de toneladas de cana, mas a usina tem planos de aumentar sua capacidade de moagem para 4,5 milhões de toneladas de cana na safra 2017/18.
Confira matéria completa na editoria Sustentabilidade, edição 30 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.