O setor sucroenergético ficará ainda mais inovador com o RenovaBio
24-09-2020

A Inteligência Artificial já está a serviço do setor sucroenergético
A Inteligência Artificial já está a serviço do setor sucroenergético

Se o Brasil já é a principal referência mundial no segmento sucroenergético, com o RenovaBio o show será ainda maior

Com o RenovaBio – programa governamental que estimula a produção e o consumo dos biocombustíveis – o setor ganha um novo estímulo para investir em inovações, porque precisa aumentar a eficiência. Com mais recursos e inovações, o incremento na produtividade pode atingir até 20%, dependendo da região e do cultivo, avaliam entidades dos setores de agronegócio, tecnologia e financiamento rural.

Muitas dessas práticas e inovações não são mais desconhecidas, pois, já está em curso uma verdadeira transformação nos canaviais, que será intensifica com os recursos que virão com o RenovaBio. A presença de tecnologias digitais, como telemetria, drones, nanos satélites, entre tantas outras inovações, agiliza as atividades, promove maior produtividade por mais cortes, possibilita o uso racional dos insumos, redução de custos e melhoria das margens de lucro.  

A Inteligência Artificial já está a serviço do setor canavieiro, com projetos ligados às operações agrícolas, gestão agrícola, controle de fatores de produção, análises refinadas para expor virtudes e vulnerabilidades. Novos Aplicativos, Softwares e Soluções que possibilitam ter as grandes lavouras totalmente na mão e seus serviços serem muito mais expressivos.

A comercialização dos créditos de descarbonização (CBios) conquistados pelas unidades certificadas no RenovaBio irá financiar esse maior investimento do setor, mas, para isso, é fundamental que o programa não seja diminuído para atender interesses políticos.

Fonte: CanaOnline