O setor sucroenergético sob a ótica feminina – como e onde melhorar?
07-03-2016

PROFISSIONALIZAÇÃO E PLANEJAMENTO

O setor tem que se profissionalizar. Se pensarmos em profissionalização do produtor como gestor ou empresário agrícola, tem que ter um bom planejamento e boa gestão de custos. Em termos de tecnologia agrícola, já estamos num bom patamar. Temos variedades responsivas, lançadas com responsabilidade pelos institutos de pesquisa, a parte de ambiente de produção que está sendo mapeada etc. Enfim, a necessidade de avanços em tecnologia agrícola para cana já foi desperta há alguns anos.

Mesmo assim o produtor tem dificuldade grande de fazer a gestão da propriedade agrícola – fluxo de caixa, gerenciamento de profissionais capacitados, treinamento de funcionários etc. Vejo que a gestão é o grande gargalo, tanto para as grandes indústrias como para os produtores, principalmente para o médio e pequeno módulo agrícola.

Se pensarmos em produtividade e redução de custos, temos nas mãos uma ferramenta importante de ganho de competitividade para o produtor e para o setor como um todo.”

Renata Morelli, gerente de Tecnologia Agrícola e Inovação da Coplana

Confira matéria completa na editoria Holofote, edição 30 darevista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.