O setor tem belos exemplos de que cuidar bem do canavial faz a diferença
14-10-2016

Não há como se discutir a importância de se cuidar bem dos canaviais para se ter bons resultados. No momento atual, em que os preços dos produtos do setor estão em franca fase de recuperação, aqueles que priorizaram a matéria-prima vão sair ganhando.

Existem vários exemplos de produtores que se destacam. Não apenas na incorporação de tecnologia, como no cuidado extremo com a cana-de-açúcar. Um ótimo exemplo vem da região de Lençois Paulista, SP. Engenheiro agrônomo, Luiz Carlos Dalben, diretor da Agrícola Rio Claro, com muita frequência é convidado a proferir palestras, não apenas no Brasil, como também em outros países. Nunca se nega a levar um pouco do conhecimento que acumulou na sua trajetória canavieira. E abordando temas variados, como sistematização de área, aumento de produtividade, recolhimento de palha, mecanização em cana-de-açúcar.

Mostra que deve ser adotado o arroz com feijão bem-feito, mas como tecnologia, sempre que possível. Tudo que está ao alcance do produtor precisa ser aplicado a fim de se obter o melhor resultado. Até para mitigar as consequências do que não está sob o controle do agricultor, como clima e o governo. Exemplo é a safra 2016/17, em que a geada e a seca levaram problemas para a lavoura de Dalben. “Teremos queda de produtividade em torno de 7% a 8% na nossa área por questão de clima. Vamos concluir a safra por volta de 15 de novembro.”

Se os cuidados com os canaviais não fossem como se manda o figurino, certamente a quebra sofrida por Dalben seria maior, num ano com tanta oscilação climática. É que, faça chuva, ou faça sol, ele sempre adota as melhores práticas. No quesito renovação do canavial, por exemplo, se muitos produtores e usinas economizaram nos últimos anos, por conta das dificuldades financeiras, esse não foi o caso de Dalben, que renovou dentro dos padrões normais, em torno dos 16%.

 

 

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.