O setor tem motivos para estar animado
08-04-2016

Na visão de Alexandre Figliolino, sócio da MB Associados, os novos patamares de preço do açúcar e etanol trouxeram ânimo novo ao setor. A desvalorização cambial, o crescimento do consumo de etanol hidratado em outro nível de preço, aliado a uma safra recorde, com as produtividades pelo menos em termos de TCH voltando aos níveis históricos, são fatores que trazem um ânimo maior ao setor depois de quatro anos muito difíceis.

“Com isso, devemos ter duas coisas que normalmente não andam juntas: bons preços e elevada produção. O açúcar deve crescer entre 2 e 3 milhões de toneladas e um ligeiro acréscimo na produção de etanol também deve ser observado, mas a safra sem dúvida virá com um mix mais açucareiro”, analisa Figliolino.

De acordo com ele, haverá uma melhora significativa no resultado operacional das empresas que estão com canaviais produtivos e custos razoavelmente enxutos e que vêm sabendo tirar bom proveito das boas oportunidades de fixação de preços que os mercados de açúcar e dólar têm possibilitado.

“Estas empresas vão ter oportunidade, depois de muito tempo, de gerar caixa livre para reduzir seu nível de alavancagem. Porém, temos que considerar que um grupo expressivo de empresas do setor, seja pelo nível elevado de endividamento ou por estarem desestruturadas operacionalmente, ou ambas as coisas juntas, não vão conseguir sair da situação difícil que se encontram.”

Figliolino lembra que o custo do dinheiro está pelas alturas, quando disponível, já que o crédito está extremamente escasso, contribuindo para agravar ainda mais a situação. “Isso nos faz pensar todos os dias em mecanismos possíveis para evitar que uma parte importante do setor vá por água abaixo, o que implicaria em elevadas perdas para todos os envolvidos.”

Veja matéria completa na editoria Capa, edição 31 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.