O solo é o nosso patrimônio
11-05-2016

O setor canavieiro é o que mais conserva o solo

O Plantio Direto é boa técnica, de menor custo. Desde que se sigam os padrões agronômicos desejáveis para a cultura da cana, como eliminação dos outros restos culturais, quer seja cana, pasto ou outra cultura, e que se faça realmente uma descompactação desse solo, se houver. Porque quando se fala em Plantio Direto, usa-se menos possível de operações agrícolas para fazer plantio nos mesmos moldes ou mais baratos. Na Estiva, temos um plantio com preparo reduzido que seja convincente do ponto de vista de redução e custos.

O setor canavieiro é o que mais conserva o solo. É uma cultura que, por si só, já propicia biomassa. Além disso, se tivermos má conservação do solo temos péssima colheita e o custo de colheita fica mais alto. Nosso setor é muito responsável e avançado na conservação do solo porque estamos entrando com maquinário pesado e não podemos ter micro-erosões ou erosões na lavoura, o que aumentaria o nosso custo. Além do que nosso patrimônio é o solo.

Júlio Araújo, gerente agrícola da Usina São José da Estiva

Veja matéria completa na editoria Holofote, edição 32 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.