O uso de reguladores vegetais que favorecem a brotação e o perfilhamento da cultura, resultando em menos falhas no stand dos canaviais
04-12-2015

O Agrônomo de Desenvolvimento de Mercado da Bayer CropScience, Augusto de Camargo Monteiro, observa que uma das principais causas de perda de produtividade e de longevidade da cultura está no aumento do percentual de falhas no stand dos canaviais, seja ela causada pela presença de pragas ou por doenças. Dessa forma, uma vez que o produtor consiga manter seu stand uniforme, conseguirá manter seu canavial produtivo por vários e vários anos.

Para isso, Augusto recomenda o uso de produtos como o regulador vegetal Ethrel® para favorecer a brotação e o perfilhamento da cultura, e o fungicida Nativo® para a proteção da cultura nessa fase tão importante.

Na implantação do canavial, o produtor realizou uma série de investimentos nos fatores promotores de produtividade, como correção do solo com a calagem e a gessagem e uma nutrição adequada visando maximizar a expressão do potencial produtivo da cultura. Porém, com o canavial já implantado, o produtor não pode esquecer-se dos fatores redutores de produtividade, que podem “roubar” todo o investimento realizado anteriormente. “Essa interferência pode proporcionar, dependendo da intensidade, margens de contribuição negativas para os produtores de cana. Nesse sentido, se faz imprescindível o controle dos fatores redutores de produtividade, que são representados pela interferência de doenças, plantas daninhas ou pragas”, explica Augusto.

Uma das pragas desse cenário é a Cigarrinha-das Raízes (Mahanarvafimbriolata), que vem crescendo no setor principalmente nesse momento de entrada da primavera e com as primeiras chuvas acumulando volumes generosos nas mais diversas regiões produtoras do Centro-Sul do país. Essa praga vem ganhando cada vez mais importância dentro do cenário sucroenergético tanto pela sua ampla distribuição, quanto pelo nível de perdas proporcionado, que pode chegar facilmente a mais de 45% de redução de produtividade da cultura. Entre outros prejuízos causados pela Cigarrinha-das-raízes, está à redução do teor de açúcar nos colmos, aumento do teor de fibras e dos colmos mortos, o que diminui a capacidade de moagem, além da extração de grande quantidade de água e nutrientes das raízes pelas ninfas.

“Foi pensando na sustentabilidade do negócio dos produtores de cana, sejam fornecedores ou agroindustriais, que a Bayer estudou e criou uma estratégia inovadora para o controle da Cigarrinhas-das-Raízes, que permite, além de tudo, que os nossos clientes tenham o entendimento com profundidade de qual seu nível de exposição às perdas provocadas pela praga”, diz.

Essa estratégia, salienta Augusto, passa pelo entendimento de alguns pontos-chave, como: o profundo conhecimento da praga e suas implicações para a cultura da cana; o comportamento das diferentes variedades de cana cultivadas frente à presença da praga; e a correlação com o estágio de desenvolvimento da cultura no momento do início da infestação. “O inseticida Curbix®, da Bayer, é o único que se encaixa perfeitamente nessa nova abordagem de controle da praga, pois apresenta rápida ação e elevada eficiência de controle. O principal objetivo dessa estratégia é assegurar a proteção das soqueiras e proporcionar maiores margens para nossos clientes, reduzindo o custo de investimento para cada tonelada de cana produzida.”

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Agrícola na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.