Ofélia Santos da Rocha Carvalho é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
22-03-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino, em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC. Inscrições ESGOTADAS

Fundada em 18 de abril de 1944, a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) nasceu com o objetivo de defender os interesses dos canavicultores do Estado. Com o passar do tempo, se firmou como uma das principais entidades representativas do Nordeste, especialmente durante a década de 1970, período de grandes revoluções no campo. Mais recentemente, passou também a fomentar o cooperativismo entre seus associados, instituindo em 2010 a Cooperativa do Agronegócio dos Fornecedores de Cana (Coaf).

Ao longo de sua história, dezenas de profissionais passaram pelos salões da AFCP. No entanto, um dos nomes mais lembrados é o de Ofélia Santos da Rocha Carvalho, uma mulher que nunca plantou um pé de cana em sua vida, mas que trabalha na entidade há quase seis décadas.

Com apenas 20 anos de idade, Ofélia se tornou uma das primeiras presenças femininas da AFCP. Seu pai, na época contador do Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA), havia pedido uma oportunidade para sua filha, que nunca tinha trabalhado até então. Hoje, 56 anos depois, a profissional segue na ativa, sendo atualmente a assessora administrativa da Associação.