Oferecer Nitrogênio com eficiência à planta
21-01-2016

No 14º Seminário de Produtividade & Redução de Custos do Grupo IDEA, Felipe Pozzan, gerente de desenvolvimento de mercado da Agrichem, abordou os befícios do manejo de nitrogênio em cana-de-açúcar.

 Qual a abordagem que levou para o 14º Seminário de Produtividade & Redução de Custos na Agroindústria Canavieira?

 Pozzan destacou no evento que o Nitrogênio é dos grandes responsáveis pela produtividade da cana. Ele representa perto de 30% da produtividade da cana. “Daí a importância de garantirmos esses 30% com o propósito de atingirmos a produtividade que estávamos programamos no início da safra.”

 Sozinho, o Nitrogênio não teria como aumentar a produtividade, os outros elementos também são importantes, mas sua importância é crucial. Mas o problema é que muito se peca na eficiência da aplicação desse nutriente à plana. “Temos dificuldade de garantir as quantidades necessárias para a cultura.” Há limitações operacionais que garantam que o Nutriente esteja beneficiando a cana ao longo de todo o ciclo.

 Como seu produto pode contribuir para aumentar a produtividade e a reduzir custos?

 A proposta da Agrichem, que atua com fontes líquidas de Nitrogênio, é buscar distribuir melhor o N ao longo de todo o ciclo da cultura, de modo eficiente. A solução apresentada pela Agrichem possibilita que o Nitrogênio fique por mais tempo no sistema da planta após a aplicação, resolvendo um problema habitual, que é a baixa eficiência que outros modelos de aplicação de N em cana apresentam.

A oferta adequada de N à cana-de-açúcar garante aumentos, segundo algumas pesquisas, em torno de 10% de produtividade.