Ofertar Nitrogênio à cana garante aumento de 10% de produtividade
13-01-2016

No 14º Seminário de Produtividade & Redução de Custos do Grupo IDEA, que aconteceu no início de dezembro do ano passado, em Ribeirão Preto, Felipe Pozzan, gerente de desenvolvimento de mercado da Agrichem, abordou os befícios do manejo de nitrogênio em cana-de-açúcar. 

Segundo ele, o Nitrogênio é dos grandes responsáveis pela produtividade da cana. Ele representa perto de 30% da produtividade da cana. “Daí a importância de garantirmos esses 30% com o propósito de atingirmos a produtividade que estávamos programamos no início da safra.”
Sozinho, o Nitrogênio não teria como aumentar a produtividade. Os outros elementos também são importantes, mas a participação do N é crucial. Mas o problema é que muito se peca na eficiência da aplicação desse nutriente à plana. “Temos dificuldade de garantir as quantidades necessárias para a cultura.” Há limitações operacionais que garantam que o Nutriente esteja beneficiando a cana ao longo de todo o ciclo, inclusive no caso do Nitrogênio.
A proposta da Agrichem, que atua com fontes líquidas de Nitrogênio, é buscar distribuir melhor o N ao longo de todo o ciclo da cultura, de modo eficiente. A solução apresentada pela Agrichem possibilita que o Nitrogênio fique por mais tempo no sistema da planta após a aplicação, resolvendo um problema habitual, que é a baixa eficiência que outros modelos de aplicação de N em cana apresentam. A oferta adequada de N à cana-de-açúcar garante aumentos, segundo algumas pesquisas, em torno de 10% de produtividade.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.