Olhos para 2016
22-12-2015

O 14º Seminário Produtividade & Redução de Custos da Agroindústria Canavieira, que encerrou a programação de seis seminários do Grupo IDEA em 2015, não apenas trouxe tecnologias e novos modelos de gestão voltados ao aumento de produtividade e à redução de custos. Alguns especialistas que palestraram no seminário apresentaram sinais claros de que a recuperação do setor sucroenergético brasileiro está em curso, depois de sete anos seguidos de crise. 

“Vimos que o setor está superando os problemas que enfrentou nos últimos anos por causa do governo para buscar uma nova fase, marcada por bons preços do açúcar e do etanol e por expectativa de crescimento”, diz Dib Nunes, diretor do Grupo IDEA.

Segundo ele, a agroindústria canavieira entra numa fase positiva, o que ganhará mais corpo em 2016, apesar das dificuldades políticas e econômicas enfrentadas pelo país. “Os empresários do setor estão otimistas. E já vemos que o fornecedor de cana também está sendo contagiado por esse otimismo. Se a situação fica melhor para a usina, também melhora para o produtor de cana”, sublinha Dib, destacando que os demais players da cadeia da cana-de-açúcar também deverão ser beneficiados pela melhoria do cenário, como fornecedores de insumos, serviços, máquinas e equipamentos.

Marcos Fava Neves, professor da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e consultor da Markestrat, apresentou “Cenários para o setor sucroenergético”. Segundo ele, esta mudança de cenário para o setor já foi inclusive percebida pelos negócios realizados na Bolsa de Valores. “As ações das empresas listadas tiveram seus papéis valorizados em 20%.”

Veja matéria completa na editoria Conjuntura na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.