Ometto, da Cosan: "Se Trump quer ser justo no etanol, tire taxa do açúcar"
17-02-2025

O empresário Rubens Ometto, dono da Cosan, criticou a ameaça do presidente americano Donald Trump de impor tarifa contra o etanol brasileiro nos Estados Unidos.
"Se o Trump quer ser justo, se for para ter coerência, ele pode taxar o etanol e acabar com a taxa do açúcar. Os dois vêm do mesmo produto", afirmou à coluna.
A Cosan é um dos maiores conglomerados brasileiros de negócios e inclui empresas de açúcar, combustíveis, energia e logística.
Trump citou o etanol do Brasil como um dos produtos para os quais quer "reciprocidade". O Brasil cobra uma tarifa de importação de 18% para a entrada do etanol americano.
Ometto rebate dizendo que os Estados Unidos aplicam 150% de taxa para a entrada do açúcar brasileiro no país. Açúcar e etanol são feitos da cana-de-açúcar.
O empresário também diz que o etanol da cana é mais limpo que o etanol de milho feito nos Estados Unidos. As usinas que produzem o etanol de cana utilizam o próprio bagaço como fonte de energia, enquanto o etanol de milho queima combustível.
Ometto diz não ter dúvida de que Trump vai cumprir a ameaça de taxar o etanol brasileiro. Afirma que negociar é sempre o melhor caminho, mas tem dúvidas sobre o sucesso da iniciativa.
"Conversar é sempre importante, mas diplomacia não funciona muito ali", afirma. "Também não adianta retaliar. Vamos retaliar com o quê?", completa.
Ele afirma que o Brasil precisa ter cuidado ao cogitar retirar a sobretaxa do etanol americano para não se tornar uma espécie de despejo para combustível subsidiado vindo de lá apenas para regular o mercado interno dos Estados Unidos.
Raquel Landim / Colunista do UOL
Fonte: UOL
Do site: Udop