Onça Abayomi do Cana Conviver é referência para livro infantil e vira projeto educacional nas escolas públicas
14-07-2015

Mais de 500 pessoas do interior de São Paulo ouviram a contação da história e receberam gratuitamente a obra; Lançamento do livro (Campinas) e ações nas instituições foram (Vinhedo e Campinas) realizadas essa semana

 

A saga da onça, que inspirou o Projeto Cana Conviver, ainda rende bons frutos. Após tornar-se um livro infantil internacional e contar com uma versão em português com o título “Abayomi, um encontro feliz: a verdadeira história de um filhote de onça órfão” e lançamento no Brasil para jovens da Casa da Criança Paralítica de Campinas/SP, agora as escolas públicas podem contar com o projeto que leva seu nome. Com o objetivo de realizar atividades de capacitação para professores do ensino fundamental sobre a biodiversidade, o Projeto Abayomi nas Escolas utilizará a livro como tema motivador nessa ação.

 

A Analista Ambiental do ICMBio, Márcia Rodrigues, explica o projeto. “Serão oficinas e vivências de educação ambiental que contribuirão para a reflexão sobre a importância da biodiversidade e sua conservação em regiões altamente urbanizadas, como a Região Metropolitana de Campinas”, explicou a analista ambiental. Além do apoio da FMC Agricultural Solutions, a iniciativa conta como parceira a Associação das Nações Unidas Brasil (Anubra), que é uma organização não-governamental filiada ao braço civil da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

Nesta semana, as cidades de Vinhedo e Campinas já foram beneficiadas pelo projeto. Na última segunda-feira (8), a Prefeitura Municipal de Vinhedo (SP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo, reuniu mais de 450 pessoas, entre eles professores do ensino fundamental da rede municipal, no Teatro Municipal Sylvia de Alencar Matheus, para realização do Projeto Abayomi nas Escolas, que fez parte da programação de celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente no município. Já na quarta-feira, 70 crianças e professores da Escola Ativa de Campinas (SP) também receberam o projeto. Todos contaram com leitura e doação do Livro para crianças e professores, além da presença da ilustradora Kitty Harvill, que concedeu autógrafos e pintou uma tela com a participação das crianças presentes.

  

Rosângela A. Martins Nogueira Grigolleto, bióloga da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAURB) de Vinhedo, descreveu a importância do encontro e o impacto desta ação no estado de São Paulo. “Consideramos este evento como um marco. Foi fantástica a oportunidade de reunirmos tantos professores e autoridades do município para abordarmos a conscientização da problemática dos felinos e despertá-los para a conscientização ambiental. Os formadores de opinião precisam dessa conscientização”, explicou Rosângela.


​O evento em Vinhedo contou com mais de 450 pessoas, a maioria professores do ensino fundamental da rede municipal

A bióloga contou ainda sobre relato de uma participante após conhecer a saga do Abayomi. “No evento uma senhora me procurou para dizer que achou o livro muito bonito e que se interessou por ele. Essa iniciativa pode tocar diferentes gerações e mudar o modo de pensar das pessoas. Hoje as pessoas veem os felinos como algo distante e imaginam as onças no Pantanal, não se dão conta de que a onça e outros animais silvestres fazem parte da nossa Mata Atlântica e do dia a dia, até mesmo das pessoas urbanas”, concluiu Rosângela.


Lançamento do Livro em Campinas

Na última terça-feira (9), foi realizado para mais de 50 pessoas entre crianças, pais, professores e voluntárias na Casa da Criança Paralítica de Campinas/SP (CCP), o lançamento do livro no Brasil “Abayomi, um encontro feliz: a verdadeira história de um filhote de onça órfão”. A ilustradora do livro, a americana Kitty Harvill, esteve presente, concedeu autógrafos e também pintou uma tela junto aos alunos da CCP, após ouvirem, juntos, a história da onça órfão, contada pela gerente de comunicação da FMC, Fernanda Teixeira, apoiadora projeto. O livro da poética história do pequeno Abayomi foi entregue gratuitamente a cada participante, no final do evento.

 

Fernanda comentou sua percepção sobre o encontro. “É muito bom fazer parte de uma ação que prima por ensinar crianças e adolescentes, que são o futuro do Brasil, quanto ao respeito aos animais e à natureza, de forma lúdica, e a partir de uma história real. É possível ver, nos olhos deles, que estão admirados com a história e que entendem que todos somos fundamentais para que a vida desses animais seja preservada”, afirmou Fernanda.

  

A Analista Ambiental do ICMBio, Márcia Rodrigues, ressalta a importância do lançamento deste livro no Brasil. “É fundamental o lançamento em português deste livro, que é totalmente atrelado à realidade brasileira e a nossa região. É uma historia verídica e por isso, é importante mostrar para nossa sociedade eminentemente urbana que temos uma biodiversidade e que temos como vizinhos espécies ameaçadas de extinção, como é o caso da onça parda. É importante salientar que o livro Abayomi é nosso principal instrumento pedagógico do projeto Abayomi nas Escolas, financiado pela FMC e Anubra”, destaca Márcia.

 

Sobre o Livro

A escritora norte-americana Darcy Pattison e a ilustradora Kitty Harvill contam, na obra, a saga do filhote de onça Abayomi, que perdeu a mãe em uma armadilha no galinheiro onde caçava para se alimentar. Dali em diante o pequeno filhote teve que aprender a viver sozinho e fora de seu habitat natural. Sem sua mãe, Abayomi ainda precisaria ficar, durante algum tempo, protegido em um local especial. Foi aí que surgiu o projeto Cana Conviver, iniciativa do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em parceria com a FMC e a Unica (União da Indústria de Cana-de-Açúcar), com o objetivo de levar esses animais para um recinto de reabilitação para que possam voltar a viver na natureza. Em 2014, a versão em inglês do livro ganhou um selo de aprovação pela National Science Teachers Association (NSTA), que é a maior organização do mundo empenhada em promover a excelência e inovação no ensino de ciências, recomendando a leitura do Abayomi por jovens estudantes. Confira em: www.nsta.org/publications/ostb/ostb2015.aspx.

 

Projeto Cana Conviver

Devido às práticas agrícolas sustentáveis, os canaviais do Estado de São Paulo passaram a ser um ambiente atraente para a fauna silvestre, realidade que é apresentada no livro. Para instruir e preparar profissionais que atuam no setor sucroenergético, a FMC e parceiros já viabilizaram workshops e também, a criação de um pequeno manual de procedimentos sobre o manejo adequado com os animais encontrados na lavoura. Conheça aqui a Cartilha na íntegra. O projeto já viabilizou três eixos de atuação: a capacitação de técnicos das empresas associadas à UNICA por meio de workshops, programados para acontecer em municípios canavieiros estratégicos do Estado de São Paulo; a elaboração de um manual de procedimentos, já distribuído nas usinas e o apoio à construção de um centro para reabilitação de animais, que foi inaugurado em julho de 2014, em Itapira (SP). Os workshops foram ministrados pela analista Ambiental do ICMBio, Márcia Rodrigues.

 

Sobre FMC

FMC Corporation é uma empresa especializada nos mercados agrícolas, industriais e de consumo que atua globalmente há mais de um século com soluções inovadoras, aplicações e produtos de qualidade. Em 2014, a FMC teve seu faturamento anual de aproximadamente US$ 3,3 bilhões. FMC adquiriu a Cheminova em abril de 2015, a qual faturou DKK 6,8 bilhões em 2014. FMC emprega aproximadamente 7 mil pessoas no mundo e opera seus negócios em três segmentos: FMC Agricultural Solutions, FMC Health and Nutrition e FMC Lithium. Para mais informações, visite www.FMC.com.

 

Há mais de quatro décadas no Brasil, a FMC Agricultural Solutions, uma das tradicionais e principais empresas de agronegócio do País, investe em soluções tecnológicas inovadoras e customizadas com pesquisas e desenvolvimento de novas moléculas e formulações químicas e biológicas eficientes no controle e prevenção de pragas e doenças nas lavouras. Com faturamento anual de US$ 905 milhões em 2013, é pioneira em produtos para algodão, líder em cana e em biológicos, com tecnologias para grãos, café, H&F e outras culturas. O desempenho é resultado do foco da empresa em antecipar e estar sempre pronta em atender as necessidades dos clientes com amplo portfólio, serviços e orientações de especialistas que proporcionam conveniência no dia a dia do produtor e garantia de crescimento do seu negócio, por meio de atuação responsável no campo. A missão da companhia é contribuir com o desenvolvimento da produtividade, rentabilidade do produtor rural e qualidade do agronegócio brasileiro. www.fmcagricola.com.br.