Onda de calor: máximas podem beirar os 40 graus; saiba a previsão
05-03-2025

Zonas em vermelho devem registrar de cinco a sete graus acima da média — Foto: Divulgação/Climatempo
Zonas em vermelho devem registrar de cinco a sete graus acima da média — Foto: Divulgação/Climatempo

São Paulo, por exemplo, teve o fevereiro mais quente em 82 anos; sensação térmica superior a 32 graus permanecerá

Por Isadora Camargo — São Paulo

Nos próximos dias, uma onda de calor permanece na maior parte do Brasil - com temperaturas acima dos 32 graus - até dia 9 de março. As chuvas tão esperadas por produtores rurais, em especial no Sudeste do país, ainda não terão volume suficiente para amenizar tempo quente, como informou o boletim desta segunda-feira (3/3) da Climatempo.

“Essa é a quinta onda de calor a atingir o país neste verão, mantendo as temperaturas muito acima da média para o período e quebrando recordes em diversas cidades”, disse o boletim.

Nesses três primeiros dias de março, a cidade de São Paulo já bateu recorde de calor para o mês, com 34,8°C, de acordo com a estação meteorológica no Mirante de Santana. O recorde anterior o mês era 34,7°C em 16 de março de 2024. Destaque também para uma intensa onda de calor no Sul e chuvas frequentes em diversas regiões.

A capital paulista registrou recentemente o fevereiro mais quente em 82 anos, e essa tendência de calor persiste. Espera-se um predomínio de sol, com possibilidade de pancadas de chuva isoladas, especialmente no final da tarde.

Sul

O Rio Grande do Sul é um dos Estados que está sob alerta devido a onda de calor, com temperaturas previstas próximas a 40°C. Porto Alegre, em particular, deverá enfrentar máximas elevadas, conforme alertado pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

Região Nordeste e Norte

Estados como Sergipe e Pernambuco continuarão a experimentar condições típicas da estação, com sol e calor predominantes. Entretanto, há possibilidade de chuvas esparsas em áreas isoladas.

O Amazonas, incluindo Manaus, deverá enfrentar chuvas frequentes ao longo da semana, intercaladas com períodos de sol. As temperaturas permanecerão elevadas, contribuindo para a sensação de abafamento.

Fonte: Globo Rural