ORPLANA adere à Campanha Institucional de Conscientização, Prevenção e Combate a Incêndios
22-07-2016

Foi relançada ontem, 21 de julho, em Ribeirão Preto, a Campanha Institucional de Conscientização, Prevenção e Combate aos Incêndios. Em mais um ano que a iniciativa é deflagrada, uma novidade deverá ampliar a abrangência da campanha: a adesão da ORPLANA (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil).
Desta forma, a expectativa é extrapolar a região de Ribeirão Preto. A adesão de 33 associações ligadas à Orplana, que juntas representam16 mil produtores rurais, de cinco estados do Centro Sul; e as replicações promovidas em outras unidades das usinas, cooperativas e associações parceiras, multiplicarão o alcance da iniciativa.
A Orplana está presente nas principais regiões produtoras de cana-de-açúcar de São Paulo e de mais quatro estados: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais. São quase dois milhões de hectares cultivados por 16 mil produtores independentes, e por grupos empresariais do setor sucroenergético.
Durante a solenidade de relançamento da campanha, o gestor executivo da ORPLANA, Celso Albano de Carvalho, se mostrou confiante quanto o envolvimento das associações de fornecedores. Elas serão positivamente provocadas a buscar em suas regiões os resultados obtidos na de Ribeirão Preto.
“A conscientização tende a se propagar. Somente no estado de São Paulo a ORPLANA tem quase 11 mil produtores de cana”, lembra Celso.
Bons exemplos a ser seguido são as ações desenvolvidas pela Socicana, de Guariba, e pela Canaoeste, de Sertãozinho, que em 2015 multiplicaram as ações de prevenção e educação, levando a mensagem tanto para os seus produtores associados quanto para a comunidade. Bruno Rangel, presidente da Socicana, reassumiu o compromisso de fazer ainda mais em 2016.
“A conscientização é muito importante, mas é um trabalho de formiguinha. E é importante para mostrar que o produtor rural não é criminoso”, frisou Rangel, destacando que os produtores rurais da Socicana já atingiram 97% de colheita mecanizada.
O presidente da Canaoeste, Manoel Ortolan lembrou que o prazo do acordo que permite queimar cana está chegando ao fim. Para ele a Campanha ajuda a acabar com a pecha de que o produtor rural é criminoso, constantemente acusado de atear fogo no campo, principalmente em cana. Ressaltou que os incêndios acontecem de forma natural, acidental e criminosa, e que independentemente da causa, não interessam a ninguém. Ortolan enfatizou que a Campanha articulada pela ABAG/RP conseguiu aproximar aqueles que se viam como “inimigos”: órgãos públicos, como Cetesb; Ministério Público; Polícia Ambiental; produtores rurais; e usinas, promovendo a comunicação e a integração entre todos.
“Aqui hoje estamos celebrando uma vitória. Mas o trabalho daqui pra frente tem que se centrar na prevenção. Incêndios só traz prejuízo a todos”, concluiu Ortolan.

Campanha 2015 em números

O tema “incêndios” virou assunto para professores, alunos, trabalhadores e moradores das pequenas e grandes cidades. Palestras foram realizadas pelos parceiros em escolas, clubes de serviço, indústrias e agroindústrias. Foram distribuídas 85 mil cartilhas.
Na região foram instalados 118 outdoors, 121 placas de estrada, além de 53 busdoors.
Nas emissoras de rádio e televisão foram veiculados, durante três meses, comerciais institucionais, atingindo mais de 3,5 milhões de pessoas.

 

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