Orplana deve ter papel técnico e político
28-07-2016

Na opinião de Manoel Ortolan, a Unica representou o setor por muito tempo solitariamente

O ex-presidente da ORPLANA e presidente da Canaoeste (Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo), Manoel Ortolan, concorda que a reestruturação da ORPLANA (Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) injetou um entusiasmo que não era visto há muito tempo dentro da entidade.

Exemplo disso foi a reunião realizada na Fazenda Experimental da Ourofino, em Guatapará, SP, no mês de junho. “Contou com a presença maciça de todas as associações, que estiveram presentes com dois ou mais representantes. Há muito tempo não tínhamos essa frequência nos nossos encontros. Hoje temos uma reunião concorrida, que temos prazer de comparecer.”

Ortolan também destaca a grande participação dos presidentes das associações signatárias da ORPLANA nas reuniões. “Somente naquela reunião de Guatapará, tivemos pelo menos vinte intervenções de falas de presidentes de associações, o que torna a reunião muito participativa.” O motivo? Para ele, as mudanças que acontecem na Organização promovem um novo ânimo. Prova disto é o trabalho com afinco que vem sendo desenvolvido pelos grupos técnicos. “É o que pretendíamos com esta reorganização. Antes víamos uma ORPLANA patinando, devagar, com pouco entusiasmo e pouca frequência. Isto mudou 100%.”

Nesta fase de retomada do setor sucroenergético, Ortolan acredita que é função da entidade desenvolver um trabalho de apoio contínuo às associações para que todos os fornecedores possam aproveitar da melhor maneira este cenário favorável.

E as várias iniciativas que estão sendo tomadas deverão contribuir com o fortalecimento do produtor de cana neste processo de recuperação. “A ORPLANA, por exemplo, vem promovendo encontros regionais com grupos técnicos, visando melhor capacitar o fornecedor. O objetivo é que cada um, ao voltar para a base, que é a associação, leve o que aprendeu. Isso é transferência de tecnologia.”

Ortolan também destaca o envolvimento permanente da entidade nos mais diferentes fóruns, com presença ativa na discussão dos temas diretamente relacionados ao agronegócio, ao setor sucroenergético e ao fornecedor de cana, como questões ambientais e trabalhistas.

“O foco da ORPLANA tem que ser político, e não apenas técnico. Nós precisamos fortalecer muito a presença dos produtores no meio político. Você faz uma série de trabalhos para melhor a produtividade, o que é voltado para dentro da porteira. E depois uma canetada joga muita coisa por água abaixo. Por isso é importante estar atento às questões políticas e legislações”, afirma o presidente da Canaoeste.
Em sua opinião, a Unica (União da Indústria da Cana-de-açúcar) representou o setor por muito tempo solitariamente. “Hoje queremos ser parceiros da Unica em todas as questões que afetam o setor”, acrescenta.

Veja mais informações na editoria Conjuntura na edição 34 da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.