ORPLANA estimula iniciativas que facilitem o acesso do produtor a insumos e tecnologias por bons preços
07-07-2016

No final de junho, ao visitar a feira organizada pelo Canaoeste e Copercana em Sertãozinho, SP – o Agronegócios Copercana -, Celso Albano, superintendente da ORPLANA (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul), destacava a importância de suas associadas organizarem eventos que facilitem o acesso do fornecedor de cana a insumos e tecnologias disponíveis no mercado. 

Ainda mais considerando como exemplo uma feira que atingiu a tradição e a envergadura do Agronegócios Copercana. “Um evento como este é um espelho que a classe produtiva deve se vislumbrar.” Para ele, criar espaços como este é uma maneira de fortalecer o produtor, oferecendo produtos de ponta, bons preços e facilidade de crédito. Iniciativa que facilita o planejamento de compra e a gestão de suprimentos do produtor.
“Uma das nossas prerrogativas é replicar modelos bem sucedidos, como já temos, por exemplo, em Sertãozinho, Piracicaba, Bebedouro, Guariba e Iturama.”
Para Albano, outras regiões em que atuam as associadas da ORPLANA têm condições de promover eventos de magnitude, mas nos seus diversos graus de maturidade. “A nossa ideia é pegar esses eventos ímpares, esses ícones de parceria do tripé de sustentabilidade do produtor e começar a incentivar que as associações locais comecem a fomentar isso. Acho que temos inúmeros exemplos no Centro-Sul de iniciativas de sucesso. Agora podemos começar a trabalhar uma padronização em rede da gestão do produtor para viabilizar esta proposta.”

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.