Orplana se renova e deve fortalecer sua representatividade no setor
15-02-2016

A entidade desenvolveu um plano estratégico com 19 projetos de melhoria da gestão

A Orplana (Organização de Plantadores de Cana da Região Centro-Sul do Brasil) respira novo ares. Não só mudou sua sede de Piracicaba para Ribeirão Preto, ambas no interior paulista, como a entidade adotou uma gestão profissionalizada, contratou o engenheiro agrônomo Celso Albano de Carvalho para ser o novo gestor executivo, e desenvolveu um plano estratégico com 19 projetos de melhoria da gestão, elaborado a partir da primeira etapa do projeto “Caminhos da Cana” desenvolvido peloprofessor de economia Marcos Fava Neves, e que visita regiões produtoras de cana, conhecendo a realidade dos produtores, levantando os gargalos e soluções.

Esses 19 projetos envolvema reestruturação de governança da Orplana com o objetivo de estreitar o relacionamento com as associações, melhorar a comunicação interna e externa, gerar ações que levem conhecimento e soluções aos produtores, além de reforçar a articulação política da entidade. Enfim, a Orplana tem como meta estar no compasso do novo cenário sucroenergético e ser o ponto de ligação dos produtores de cana. A entidade contas 25 associações em São Paulo e nove fora do estado de São Paulo

Celso explica que a mudança da sede da Orplanapara Ribeirão Preto (era em Piracicaba desde sua fundação em 1976)também faz parte dessa estratégia apontada pelo estudo. Vai ao encontro da integração aliada ao dinamismo que Ribeirão Preto oferece. Futuramente devem ser montados escritórios regionais, com isso, a Orplana estará mais próxima das associações e conhecedora das características e necessidades dos produtores nas diversas regiões.

Durante 2016, a Orplana oferecerá aos associados um diversificado cronograma com cursos, dias de campo e seminários. A ação faz parte da nova política da Orplana de ampliar o conhecimento dos produtores sobre as tendências do setor e, assim, não só permanecer na atividade, mas de forma sustentável.
Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.