Os benefícios da turfa para a cana-de-açúcar
22-06-2015

Aumentar a produtividade do cultivo de cana-de-açúcar é um grande desafio para o setor sucroalcooleiro. Fundamental para se produzir mais açúcar e álcool sem ampliar tanto as áreas ocupadas pela cultura. 

Diante desse dilema, vale de tudo. Investir em irrigação, no aperfeiçoamento de variedades, nas técnicas de manejo e de tratos culturais, por exemplo. E as pesquisas seguem a todo vapor. Inclusive melhorar a qualidade do solo para o plantio da cana.
Uma alternativa eficaz para o aumento da produtividade de cana-de-açúcar é a utilização de condicionadores de solo a base de turfa. Quando estabilizada, a turfa é capaz de recuperar solos de baixa produtividade. Se decompõe muito lentamente e desta forma seus efeitos são mais duradouros.
A incorporação de ácidos húmicos a solos fracos pode ser uma prática eficaz para melhorar a sua fertilidade. Quem não tem torta de filtro suficiente, pode lançar mão de ácidos húmicos e fúlvicos, oriundos da decomposição da turfa. Seu uso na cultura da cana está transformando ambientais ruins em ambientes favoráveis.
Assim, aos poucos, as resistências vão sendo vencidas e a adubação orgânica-mineral vai fazendo parte da vida dos produtores de cana, pois é forma interessante de aumentar a produtividade e até de viabilizar a cultura da cana em solos mais fracos.

VANTAGENS DO USO DA TURFA

- Melhora as características produtivas do solo.
- Aumenta a produtividade.
- Aumenta o armazenamento de água no solo.
- Diminui as perdas de adubos e nutrientes do solo.
- Melhora a infiltração de água e a agregação do solo.
- Diminui a compactação do solo.
- Mantém a capacidade produtiva dos solos por maior tempo.
- É o material mais rico em matéria orgânica, totalmente decomposta e livre de plantas infestantes e pragas.
- Aumenta a oxigenação.
- Aumenta o sistema radicular.
- Melhora as reservas nos rizomas.
Melhora a brotação de soqueiras.
- Reduz o efeito do ataque de nematóides.
- Aumenta a disponibilidade de nutrientes.
- Propicia maior resistência aos veranicos.
- Permite maior retenção de umidade.

MATÉRIA ORGÂNICA
Turfa é matéria orgânica decomposta e estabilizada por vários anos de decomposição, sob condições de alta umidade. É rica em húmus, constituído principalmente por ácidos húmicos e fúlvicos. Possui pH entre 3,5 e 4 e, desta forma, não pode ser utilizada no solo diretamente. Deve passar por um processo de correção e melhoria.
Por possuir alto teor de húmus, tem uma capacidade de troca de cátions elevada, passando dos 1,5 mil mmolc/dm3. Só para se ter uma idéia de comparação, um solo fértil da região de Ribeirão Preto não passa de 100 mmolc/dm3. Este é o motivo de que, quando se coloca turfa estabilizada no solo, a resposta às adubações é muito maior, pois os adubos não se perdem com as chuvas e imobilizações químicas.
É um produto orgânico obtido da extração do lignito - uma turfa com alta estabilidade química proveniente da decomposição de diversos materiais orgânicos ao longo de milhares de anos. Esta resistência das substâncias húmicas ao ataque microbiano é importante no que diz respeito às propriedades físicas, físico-químicas, biológicas e quanto à disponibilidade dos nutrientes do solo às plantas.
A extração da turfa é feita em turfeiras, com autorização de órgãos ambientais estaduais e federal. Ela é submetida à secagem, à moagem e passa por um processo de melhoria das suas propriedades químicas, como a elevação do pH, o aumento do cálcio, do fósforo, do potássio e do boro. Após isso, ela transforma-se em um condicionar, apto a elevar as propriedades químicas, físicas e biológicas do solo. Geralmente é extraída de locais próximos a rios, baixadas onde o rio transborda e deposita sedimentos orgânicos repetidamente por vários anos – as chamadas várzeas ou brejos.
Pode ser uma boa dar atenção à turfa. Muito se vê propaganda e divulgação dos efeitos dos adubos minerais e muito pouco se fala sobre os benefícios dos adubos orgânicos.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.