Os nematoides podem reduzir a produtividade da cana-de-açúcar do primeiro corte de 20% a 30%
02-09-2016

Análises de solos cultivados com cana mostram que 97% das amostras analisadas têm o nematoide Pratylenchuszeae

De acordo com a pesquisadora Leila Dinardo, do Instituto Agronômico (IAC), análises de solos cultivados com cana-de-açúcar mostram que 97% das amostras analisadas têm o nematoide Pratylenchuszeae, 35% o Meloidogynejavanica; 20% o M. incognita e 35% o P. brachyurus.

Segundo Leila, os nematoides podem reduzir a produtividade da cana-de açúcar do primeiro corte de 20% a 30%; diminuir a produtividade das soqueiras de 10% a 20% por corte e reduzir a longevidade do canavial em cerca de um corte. No solo arenoso, os danos são mais severos do que em solos argilosos, "provavelmente devido à diferença de capacidade de armazenamento de água que nos arenosos é menor. Mas a população pode ser alta nos dois tipos de solo", afirmou.

A população de nematoides flutua com o tempo, de acordo com a deficiência hídrica no solo. Em tempo de seca, a população cai, em tempo de maior umidade, aumenta. Para obter amostragens, a pesquisadora recomenda realizá-las nas épocas chuvosas do ano: novembro a abril, em 1 ou 2 pontos por hectare. Para saber o nível de danos econômicos, é preciso fazer experimentações com cana planta e cana soca de diferentes variedades, tipos de solo, espécies e populações de nematoides, misturas de espécies, entre outros dados.

A partir dos resultados, o controle deve ser feito em áreas com média e alta infestação de nematoides. Mesmo com outras formas de controle, como a rotação de culturas a partir da renovação de canaviais, uso de torta de filtro e torta de manona, por exemplo, é necessário usar nematicida. "A cana é muito sensível. Em qualquer época de plantio, quando a população de nematoide é média ou alta, a cana deve receber nematicida no plantio", afirma a pesquisadora do IAC.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.