Os principais custos de produção de cana, açúcar e etanol
26-01-2017

Estudo sobre a evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol na safra 2016/17 elaborado pela Sucrotec
Estudo sobre a evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol na safra 2016/17 elaborado pela Sucrotec

A área agrícola continua responsável pelos maiores custos do setor

No 15º Seminário Produtividade & Redução de Custos da Agroindústria Canavieira, realizado nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2016, Francisco Oscar Louro Fernandes, da Sucrotec, apresentou um estudo sobre a evolução dos custos de produção de cana, açúcar e etanol na safra 2016/17. A amostra contou com a participação de sete usinas de açúcar e etanol, sendo seis localizadas no Estado de São Paulo e uma em Minas Gerais.

Fernandes salientou que, o trabalho, mais do que mensurar os custos de produção, teve como objetivo ser uma ferramenta de gestão, fornecendo respostas para perguntas relevantes do setor canavieiro, como:

- O custo atual e futuro permite obter rentabilidade, dados os preços vigentes ou futuros?
- A rentabilidade obtida e estimada permite a perpetuação da Empresa?
- Como se comporta o caixa em situação de stress?
- Como será o resultado em diferentes situações de mix de produção, preços, compra de cana, etc (simulações)

Os resultados mostraram que os maiores custos se encontram na área agrícola (47%). "Por isso, qualquer redução que obtivermos nessa área terá um impacto muito maior."
Fernandes falou, ainda, sobre os crescentes custos com arrendamento. "A cana nova que vem sendo agregada a produção vem de arrendamento, então cada vez mais ele tem participação nos gastos das usinas."

Veja matéria completa na editoria Conjuntura da edição 39 da revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.