Os processos e sistemas da BP Bunge Bioenergia já estão praticamente integrados
28-04-2022

“A BP Bunge já nasceu com a vantagem de herdar a expertise de cada companhia, ambas com culturas fortes e complementares”, salienta Geovane Consul. Crédito foto: Banco imagens BP Bunge Bioenergia
“A BP Bunge já nasceu com a vantagem de herdar a expertise de cada companhia, ambas com culturas fortes e complementares”, salienta Geovane Consul. Crédito foto: Banco imagens BP Bunge Bioenergia

A BP Bunge conta com mais de 8,5 mil colaboradores diretos e 4,5 mil indiretos em 11 unidades agroindustriais, localizadas em cinco estados brasileiros

Em dezembro de 2019, ocorreu a criação da joint venture entre Bunge e BP, que deu origem a BP Bunge Bioenergia, que opera 11 usinas em cinco estados, com capacidade total de moagem de 32 milhões de toneladas por ano.

Os processos e sistemas da BP Bunge Bioenergia já estão praticamente integrados – informa Geovane Consul, CEO da BP Bunge Bioenergia.  “A cultura organizacional está se formando, vai passar por um processo de consolidação. Estamos nessa jornada de desenvolvimento com foco na formação de times inspirados e preparados para alcançar os objetivos do negócio e superar desafios futuros, além de proporcionar um crescimento pessoal e profissional”, afirma o CEO da empresa.

De maneira geral, o processo exige um trabalho árduo para a superação de algumas etapas e dificuldades. A BP Bunge conta com mais de 8,5 mil colaboradores diretos e 4,5 mil indiretos em 11 unidades agroindustriais, localizadas em cinco estados brasileiros. Mas, o principal desafio, independentemente do tamanho e da capilaridade da empresa, está na agilidade e na capacitação dos colaboradores para o desenvolvimento de uma cultura organizacional única – constata.

“Para isso, temos focado primeiro na liderança, com competências bem definidas, feedbacks estruturados e uma comunicação direta sobre os valores e objetivos da empresa e a visão do negócio”, diz. Além da atuação do líder, a disseminação da cultura organizacional é realizada por multiplicadores que dispõem de uma rede de canais de comunicação, como aplicativo, TV, intranet e campanhas sobre o propósito da empresa e outros temas, que reforçam os atributos da cultura da companhia. 

BP Bunge Bioenergia – Juntos Somos Mais Fortes

Para que ocorra um alinhamento cultural entre todos os envolvidos, incluindo diretores, líderes e pessoal da área administrativa, industrial e agrícola, a BP Bunge criou grupos de trabalho com comitês para grandes temas e agentes de cultura para ampliar a rede de influência. Houve a realização de um trabalho de harmonização de remuneração fixa e variável, benefícios, sistemas de folha de pagamento, rotinas administrativas, até práticas de desenvolvimento profissional que contribuem para manter colaboradores engajados na cultura e nos objetivos do negócio – detalha.

Entre os aliados neste processo de unificação incluem-se as convergências em termos de valores. “Estamos capturando as melhores práticas das duas companhias que nos deram origem. Isso, de certa forma, é um facilitador para nossa integração organizacional, pois focamos nosso processo de sinergia cultural nas complementariedades, nos pontos fortes, aproveitando os bons exemplos de ambas”, afirma o CEO da BP Bunge.

Além de formar um time ainda mais diverso, engajado nas novas oportunidades, o processo de integração originado da criação da joint venture avançou na harmonização e padronização de processos, rotinas e procedimentos, e na unificação de sistemas. “Temos um programa de captura de sinergias, que prevê resultados de otimizações de R$ 1,2 bilhão em três safras. No entanto, boa parte desse resultado já foi atingido no nosso primeiro ano de existência, tendo superado a meta do período em 32%”, revela.

Veja matéria completa - http://www.canaonline.com.br/conteudo/fusao-de-gigantes-gera-grandes-desafios-e-impacta-setor-sucroenergetico.html