Ouvbre, maior produtora de açúcar da França, anuncia paralisação de suas operações
15-01-2025

Este é o sexto fechamento de uma usina de açúcar francesa nos últimos dois anos
A Ouvbre, maior produtora de açúcar da França, interrompeu suas operações devido a problemas técnicos e financeiros, informou a empresa em carta obtida pela Reuters. A usina, localizada em Souppes-sur-Loing, ao sul de Paris, produzia cerca de 60 mil toneladas de açúcar por ano e agora solicita que os agricultores redirecionem suas beterrabas para a Cristal Union, segunda maior produtora de açúcar do país.
Este é o sexto fechamento de uma usina de açúcar na França nos últimos dois anos. O país, maior produtor de açúcar da União Europeia, enfrenta dificuldades decorrentes de colheitas ruins causadas por clima adverso e doenças, o que reduziu os suprimentos para as fabricantes. Além disso, a recente queda nos preços do açúcar afetou severamente a rentabilidade.
A paralisação da Ouvbre ocorre em meio a expectativas de redução na produção de açúcar durante a próxima temporada. A Saint-Louis Sucre, filial francesa da Suedzucker, maior produtora de açúcar da Europa, anunciou no fim de 2024 uma redução de 15% na área de colheita para 2025, citando os preços baixos do açúcar europeu e o impacto das importações ucranianas.
Ainda não há clareza sobre a reabertura da usina de Ouvbre após a temporada 2025/26.
Fonte: DATAGRO