Palmital amplia protagonismo logístico com recebimento de açúcar VHP
10-10-2025

Unidade da CEAGESP já recebeu 17 mil toneladas e projeta movimentar até 50 mil toneladas, consolidando operação estratégica no interior paulista

A Unidade Armazenadora de Palmital (AGPAL), ligada à CEAGESP, iniciou em setembro a recepção de açúcar VHP (Very High Polarization), reforçando seu papel como hub logístico para o escoamento da commodity no interior de São Paulo. Desde o dia 06/09, já foram depositadas 17 mil toneladas, em média de mil toneladas por dia, com projeção de atingir 50 mil toneladas no curto prazo — volume que poderá ser ampliado conforme o andamento do mercado. As cargas chegam das usinas de Paraguaçu Paulista e Narandiba, municípios paulistas de forte presença canavieira.

Para marcar o início da operação, em 29/08 a unidade recebeu uma comitiva da CEAGESP, formada por: Luís Eduardo Vieira Pinto, chefe das Regionais II e IV; Janaína Zorzetti, chefe da Regional III; João Cláudio de Lima, chefe da Seção Operacional (SEOPE); Kátia Molero Amorim Ferraz, responsável administrativa do AGPAL; Luís Fernando Côco, técnico operacional do AGPAL e Adilson da Silva e Paulo Eugênio Pereira Júnior, analista e gerente do Departamento de Armazenagem (DEPAR).

Durante a reunião, foram discutidos pontos como fortalecimento do relacionamento institucional e possíveis parcerias com outras unidades da rede de armazenagem da Companhia. O encontro também foi oportunidade para que a CEAGESP conhecesse melhor os processos operacionais do cliente, cujo contrato foi renovado por mais cinco anos, com início do novo ciclo previsto para março de 2026.

Segundo Luís Eduardo, a renovação representa “um marco inédito entre as empresas, que reforça a importância da unidade de Palmital na logística do açúcar produzido na região”.