Para a Biosev, o setor está muito próximo de conquistar o canavial longa vida
03-09-2019

A Biosev adota medidas para garantir bons índices de produtividade em seus canaviais
A Biosev adota medidas para garantir bons índices de produtividade em seus canaviais

Empresa planta 100% da cana de forma manual

Com nove unidades agroindustriais em operação nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Rio Grande do Norte, e com mais de 300 mil hectares para gerir, a Biosev renova anualmente em torno de 30 mil hectares.
Carlos Daniel Berro Filho, diretor agrícola da Biosev, conta que, dentre as medidas adotadas pela empresa para garantir bons índices de produtividade estão:
• Correção de solo nos 50 cm (calcário/gesso/fosfato);
• Eliminação de soqueira (Sphenophorus levis);
• Preparo reduzido e sem uso de grade, com foco na manutenção da matéria orgânica e eliminação da erosão;
• Rotação de cultura com utilização de soja e amendoim;
• Utilização da técnica de meiosis com desdobra manual;
• Plantio de torta-de-filtro e complementação com vinhaça localizada;
• Uso de variedades novas e de elevado perfilhamento via MPB e/ou muda tratada.

Na safra 19/20, a Biosev alterou o perfil agrícola e passou a realizar o plantio integralmente de forma manual, sem a utilização de máquinas. “Atualmente trabalhamos com 100% do plantio em sistema de Meiosis rotacionadas com soja e/ou amendoim e desdobras manuais, reduzindo assim o consumo de mudas”, diz Carlos Daniel.

 

Para Carlos Daniel Berro Filho, diversas ações podem ser empregadas para melhorar o plantio mecanizado

Para o Diretor Agrícola da Biosev, diversas ações podem ser empregadas para melhorar o plantio mecanizado, todas com o objetivo de diminuir ao máximo o dano causado nos toletes e gemas da muda plantada. Para isso, os operadores encarregados da função devem receber treinamentos constantes, e as máquinas (colhedoras de mudas e plantadoras) devem passar por manutenções e ajustes. Outros fatores ainda podem ser associados para buscar uma distribuição de mudas por hectare de forma homogênea e racional: kit-muda nas colhedoras, uso de fungicidas/bioestimulantes, plantadoras com distribuição de toletes automatizadas, uso de variedades com aptidão para plantios mecânicos, dentre outros.

 

A Biosev produz 50% da necessidade anual de MPBs, a expectativa é que no próximo ano produza internamente 100%

Na análise de Carlos Daniel, todos os sistemas de plantio possuem suas vantagens e desvantagens. “Na safra atual, nós da Biosev adotamos o sistema de Meiosis rotacionadas com soja e/ou amendoim e desdobra manual, pois entendemos ser o melhor equilíbrio entre todas as variáveis.

A empresa aderiu a tecnologia de Muda Pré-Brotada. “Produzimos cerca de 50% da nossa necessidade anual de MPBs, o restante adquirimos no mercado. Nossa expectativa é que no próximo ano iremos produzir internamente 100% de nossa necessidade anual. Nosso entendimento é de que o MPB deve ser utilizado como fonte de muda sadia para formar os viveiros que originam a muda a ser utilizada no plantio das linhas mães de Meiosis.” Já os testes com a semente artificial de cana desenvolvida pela Syngenta, o Plene Emerald, ainda não foi testado pela Biosev.

Carlos Daniel salienta que o setor está muito próximo da meta de obter canaviais longa vida. Para isso, é necessário garantir a boa formação no ato do plantio, associado com colheitas sem pisoteio e tratos na hora certa culminam em canaviais de elevada longevidade. “Para se executar esses passos hoje temos tecnologia e conhecimento suficientes, trata-se agora de ano após ano executar de forma planejada, com gestão e capricho.”


Confira o Especial CanaOnline Plantio de Cana com Excelência acessando o link: http://www.canaonline.com.br/conteudo/edicao-61-portal-canaonline-julho-agosto-2019.html