Para a produção de MPB a Agrovale usa copo descartável no lugar do tubete
15-02-2016

Os 40 hectares usados como estação de geração de mudas, podem ser destinados ao projeto

O engenheiro agrônomo Francisco Celestino passou dois anos trabalhando no setor sucroenergético da Colômbia. Quando voltou ao Brasil, em meados de 2015, para assumir a superintendência Agrícola da Agrovale, em Juazeiro, no Norte da Bahia, fez questão de adotar na unidade o sistema de mudas pré-brotadas.

Celestino conta que o viveiro de MPB montado pela empresa, no ano passado, não tem sofisticação. “Mas é funcional”, garante. Para reduzir os custos, Celestino substituiu o tubete por copos de plástico já descartados. “Além de baixar os custos, reciclo material que seria jogado fora.”

No primeiro ano, a Agrovale plantou dois hectares com a tecnologia, mas preparou outros 54 hectares para receber as mudas ao longo de 2016. Além disso, outra área de 40 hectares, usada como estação de geração de mudas, pode ser destinada ao projeto em breve.

Inicialmente, a Agrovale prevê utilizar as mudas pré-brotadas na reposição de estandes e no plantio de viveiros. E áreas comerciais? A resposta depende do avanço da tecnologia e do tempo de recuperação do dinheiro investido. “Estamos fazendo os cálculos financeiros para viabilizar o método.” A princípio, a empresa deverá produzir parte das mudas utilizadas e adquirir o restante do mercado. Já sobre a eficiência do sistema em si, Celestino não tem dúvidas: “é sucesso total quanto a vigor e sanidade”.

O superintendente inclusive já está de olho nas máquinas que estão sendo desenvolvidas para o plantio de MPB, o que na sua visão é fundamental para viabilizar o sistema em áreas comerciais.

Confira matéria completa na editoria Nordeste, edição 29 darevista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.