Para especialistas, mix de produção deverá ser de 45% de açúcar em 2020/21
27-04-2020

Maximizando a produção de açúcar sem investimentos em novos equipamentos foi o tema debatido no Webinar UDOP desta semana, realizado ontem (23). Participaram do debate o Coordenador do Comitê de Gestão Industrial da UDOP e Diretor Geral da Cevasa, Luiz Paulo Sant?´Anna; Eduardo Calichman, Consultor da Calichman Consultoria; Fernando Cullen Sampaio, Assessor de Tecnologia Industrial - São Martinho e Luiz Magno Tenório de Brito, Diretor Industrial - Usina Caeté S/A. O debate foi transmitido ao vivo e gratuitamente, veja aqui.

Com a queda do petróleo e a pandemia do Covid-19 foi preciso redesenhar o cenário do setor sucroenergético brasileiro. "O Brasil, em especial o Centro-Sul, foi bastante alcooleiro, principalmente nos últimos dois anos, com 65% de produção de etanol. E, de repente, se vê agora, em poucos dias, a ter que virar a planta para [fabricar] açúcar. Nas estimativas da safra atual, estamos vendo 46% para fabricação de açúcar e o restante de etanol", destacou no início do webinar o moderador, Luiz Paulo Sant?´Anna.

Os debatedores enumeram, também, alguns procedimentos que podem aumentar a produção de açúcar de 10% a 15% sem muitos investimentos nas fábricas de açúcar.

No decorrer do debate os especialistas falaram de algumas boas práticas para que este novo cenário se desenhe de uma maneira eficaz, extraindo da fábrica o melhor de qualidade em açúcar branco ou VHP. Caso tenha perdido o webinar, ele está disponível no canal da TV UDOP no Youtube e é possível assisti-lo clicando aqui.

Apoio Cultural

O webinar conta com o apoio cultural das empresas Bayer, Corteva, FMC, Koppert, Suez, Syngenta e UPL, empresas que acreditam, como a UDOP, que mesmo neste momento de crise como o que vivemos, a capacitação profissional e o ser humano são fundamentais para manter a força do setor da bioenergia.

 

Rafaela Giomo

Fonte: Agência UDOP de Notícias