Para Guarani, Selo Energia Verde é forma de incentivar fornecedores e consumidores
29-01-2015

Na última segunda-feira (26), a Unidade Industrial Cruz Alta, da Guarani, localizada no município paulista de Olímpia, recebeu o Selo Energia Verde, que atesta que a geração de bioeletricidade da empresa atende a rigorosos critérios de sustentabilidade. A certificação foi desenvolvida pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), em um acordo de cooperação com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Para a obtenção do certificado, a Guarani passou por avaliações quanto ao cumprimento das diretrizes constantes no Protocolo Agroambiental do Setor Sucroalcooleiro Paulista, assinado pelo governo de São Paulo e o setor sucroenergético em 2007, e a requisitos de eficiência energética.

Desde 2011, o Grupo quadruplicou os investimentos em sua capacidade de cogerar energia, passando de 300 mil MWh, em 2011, para 1,2 GWh, em 2016. Na safra 2013/14, a empresa produziu 750 mil MWh de energia para o sistema elétrico e estima comercializar mais de 1 GWh na atual safra (2014/15). Quanto à eficiência energética, as unidades do Grupo geram, em média, de 72 a 100 quilowatts-hora por tonelada de cana (kWh/TC). Para a obtenção da certificação, a eficiência energética mínima requerida é de 42 kWh/TC.

Para o gerente de cogeração da Guarani, Fabio Pelegrini, a obtenção dessa certificação demonstra o projeto de uma empresa sustentável que investe em condições que preservem o meio ambiente. Ele afirma que o selo age, também, como um incentivador para que as unidades agroindustriais continuem investindo na bioeletricidade. “Eu acredito que a utilização da biomassa é de grande importância para a diversificação da matriz energética brasileira, pois ajuda na preservação dos recursos hídricos e diminui o nível de emissões de CO2 na atmosfera”.

O Selo Energia Verde será entregue, também, para aquelas empresas que atestem que pelo menos 20% da energia elétrica consumida é produzida de forma sustentável. Para Pelegrini, esse reconhecimento para o consumidor é de extrema importância, pois ele tem o direito de receber um certificado de comprador de energia verde que atesta sua preocupação para com o meio ambiente e a sustentabilidade de forma geral.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.