Para Landell, “não adianta produzir novas variedades e adotar as mesmas estratégias do passado”
21-10-2015

O diretor do Centro de Cana IAC (Instituo Agronômico), da Secretaria de Agricultura do estado de São Paulo, SP, Marcos Landell, apresentou no Encontro de Variedades Sobre Cana-de-Açúcar, realizado no final de setembro pelo Grupo IDEA, em Ribeirão Preto, SP, os ganhos de produtividade da nova geração de variedades IAC na região Centro-Sul.

Landell salientou que ainda há pouca adoção de novas variedades de cana-de-açúcar, que se deve ao aumento do plantio mecanizado, que diminuiu a taxa de multiplicação. "Porém, se pegarmos as três usinas campeãs de produtividade, segundo levantamento do Grupo IDEA, vemos que todas utilizam materiais mais recentes”, diz Landell, acrescentando, porém, que “não adianta produzir novas variedades e adotar as mesmas estratégias do passado.”

Ele afirma que existem diversos ensaios que comprovam que novos clones apresentam ganhos de até 10% em TCH com relação as variedades antigas, mas que ainda são amplamente utilizadas nas unidades sucroenergéticas. Landell ressaltou, ainda, que os sistemas de mudas pré-brotadas (MPB) vieram para ajudar no aumento da renovação do plantel varietal.

Veja matéria completa na editoria Pesquisa & Desenvolvimento na nova edição da revista CanaOnline. Visualize a edição no site ou baixe grátis o APP CanaOnline para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br