Para não machucar a cana-soca, a máquina precisa ser domada
02-12-2015

Após todo o investimento na implantação do canavial, é hora de cuidar para que as soqueiras durem e produzam por muitos ciclos. Para o diretor agrícola do Grupo Clealco, Cássio Paggiaro, um dos aspectos mais importantes é relacionado à colheita, que deve ser feita da maneira mais adequada possível, para prevenir o arranquio ou pisoteio da soqueira. “O futuro do canavial está diretamente ligado à qualidade da operação mecanizada que é realizada na área. Por isso, não tenho dúvida que, para se ter áreas de cana-soca com bom desempenho por vários ciclos, o produtor tem que domar a máquina.”

Após a colheita, Paggiaro afirma que é preciso iniciar um trato cultural adequado, sendo que, para isso, é preciso definir o que aquela área precisa. “Primeiro, tem que se perguntar se estamos em uma região onde é necessário fazer aleiramento para melhorar a brotação.”

O diretor agrícola lembra, também, que é importante realizar uma fertilização correta, além da correção do pH da área. “Às vezes esquecemos que cálcio e magnésio não são apenas corretores de pH, mas também fornecem macronutrientes para a nutrição da planta”, frisa Paggiaro.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia agrícola na nova edição da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.