Para nova presidente do Conselho da RIDESA, ampliar quadro de profissionais e buscar recursos são desafios da Rede
12-07-2016

No final de junho, em Brasília, houve eleição para a presidência do Conselho de Reitores da RIDESA (Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético). A reitora da Universidade Federal de Viçosa (UFV), a professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, foi indicada para o cargo. Na mesma ocasião, o pesquisador Hermann Paulo Hoffmann, coordenador do Programa de Melhoramento Genético de Cana-de-açúcar (PMGCA) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), foi indicado para a coordenação nacional da Rede.

Para a professora Nilda de Fátima, assumir a presidência do Conselho de Reitores da Rede é uma grande honra, principalmente pela tradição que a UFV tem nas pesquisas com cana-de-açúcar no país. Ela considera algumas prioridades para o período em que estará à frente do Conselho de Reitores, como a incorporação à RIDESA de novos servidores. “Não só para a área administrativa, mas também de mais pesquisadores. Temos um grupo de servidores que vem do Planalsucar que já está se aposentando. Temos que renovar o nosso quadro de profissionais”, afirma a reitora.

Também perseguirá outro desafio: a busca de financiamento dos trabalhos desenvolvidos pelas universidades. “Precisamos de mais recursos que deem suporte às pesquisas e projetos que são realizados. A captação de recursos tem ficado a cargo do próprio pesquisador. Temos que sensibilizar não só o Ministério de Educação, como também outras pastas afetas, como os Ministérios de Agricultura e de Ciência e Tecnologia, da importância do investimento nas pesquisas com cana-de-açúcar.”

 

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.