Para o CTC, altas temperaturas prejudicaram o desenvolvimento vegetativo dos canaviais
19-02-2015

Um verão ideal para a cana-de-açúcar seria o seguinte: uniformidade na distribuição das chuvas, ausência de déficit hídrico, baixa cobertura de nuvens durante o dia com elevada radiação e temperaturas variando de 25 a 30°C. Porém, o que se viu na atual estação foi um cenário diferente: temperaturas acima da média histórica e distribuição irregular das chuvas em uma mesma região, ou seja, em uma determinada usina a variação vai de 20 a 200 mm de chuva.

O consultor de produtos e especialista da área de Assistência Técnica do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), Michael Daamen, afirma que, de certa forma, essas características impactaram negativamente a cultura, pois temperaturas acima de 32°C prejudicam o desenvolvimento vegetativo do canavial. “O cenário se torna ainda mais crítico quando vemos que neste verão foram registrados vários dias com temperaturas máximas acima dos 40°C”.

Segundo ele, a cana-planta e a cana-soca do ano de 2014 tiveram seus desenvolvimentos prejudicados devido ao déficit hídrico. “Porém, ainda é cedo para dizer qual o cenário dos prejuízos, pois a condição meteorológica nos próximos meses ainda pode favorecer o desenvolvimento vegetativo até o início do período de colheita”.


Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.