Para Raízen, cana-energia é a melhor fonte para produção de etanol 2 G
22-09-2016

Cana-energia tem produtividade média de 200 toneladas por hectare

Em sua palestra no 10° Congresso Nacional da STAB, que acontece de 20 a 22 de setembro em Ribeirão Preto, SP, o diretor de novas tecnologias, projetos e SSMA (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) da Raízen, Antônio Alberto Stuchi, disse que foi conduzido um estudo que buscou verificar qual a melhor fonte de biomassa, analisando três alternativas: sorgo sacarino, eucalipto, cana convencional e cana-energia. "Foi constatado que a melhor fonte é a cana-energia, caso os números prometidos sejam efetivamente verdadeiros.”

CARACTERÍSITICAS DA CANA-ENERGIA:

Em torno de 200 toneladas de cana por hectare, 93 de ATR, que equivale a 17, 2 tonelada de açúcar por hectare, e 26% de fibra, resultando em 92,6 toneladas de bagaço por hectare. Tem 62% de água e 38% de matéria seca. Enquanto que a cana-de-açúcar (com alta produtividade), apresenta 100 toneladas/ha, 135 de ATR – equivalente a 13,5 toneladas de açúcar por hectare e 12, 5 de fibra, resultando em e 25 toneladas de bagaço por hectare. Tem 70% de água e 30% de matéria seca.

O que confere essa maior produtividade à cana-energia é o seu sistema radicular, muito mais eficiente que o da cana-de-açúcar. Ela possui rizomas que são como colmos que ficam embaixo da terra, é o mesmo que acontece com capim e em plantas daninhas como tiririca.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.