Para René de Assis Sordi, biotecnologia + biossoluções é um “casamento” perfeito para o setor
10-04-2023

Especialista participou de dia de campo realizado em parceria CTC e ADAMA

René de Assis Sordi é daqueles profissionais especialistas na cultura canavieira, com mais de quatro décadas dedicados ao setor. Com passagens pelo Planalsucar e Centro de Tecnologia Canavieira (CTC) e com mais de 13 anos de atuação como assessor e consultor do Grupo São Martinho, é um dos principais nomes da atualidade quando o assunto é tecnologia e inovação para a cultura da cana-de-açúcar.

Na última semana, o profissional marcou presença no Dia de Campo promovido pelo CTC em parceria com a ADAMA, cujo objetivo foi mostrar aos canavicultores e profissionais de usinas presentes as novas variedades de cana-de-açúcar do CTC e os ganhos em aliar a biotecnologia do CTC às biossoluções da ADAMA (ExpertGrow e Protege), visando aumento de sustentabilidade ambiental, produtividade, qualidade de matéria-prima e rentabilidade.

Para ele, o setor só tende a ganhar ao apostar nessas duas frentes. “O controle de broca promovido pelas variedades BT é inquestionável. Da mesma forma, o uso de agentes biológicos para manejo de pragas, doenças e estimulação do solo tem crescido nos últimos anos em função de sua efetividade e sustentabilidade. Consequentemente, a união de ambas as tecnologias tem a capacidade de promover grandes benefícios para o setor.”

Fundador e consultor técnico da eNeRcana, René afirma que o Dia de Campo foi de grande valia por discutir temas de alta importância para o segmento, com destaque para o aumento da sustentabilidade das operações, fator que vai de encontro as pautas que vem sendo debatidas atualmente, como ESG (“Ambiental, Social e Governança”, na sigla em inglês), certificações e comercialização de créditos de carbono.

Conheça as biossoluções da ADAMA para cana-de-açúcar

ExpertGrow atua no metabolismo secundário da planta e na expressão de proteínas de resistência e crescimento, com efeito positivo na resistência a estresses abióticos, na fotossíntese, no processo de florescimento, no metabolismo energético das plantas e em sua respiração. O objetivo final é melhorar a brotação e o desenvolvimento, garantindo um canavial vigoroso e uniforme.

Já o Protege é um fungicida e nematicida microbiológico composto por uma combinação tripla de bactérias (Bacillus thuringiensis + Bacillus velezensis + Bacillus amyloliquefaciens) com diferentes modos de ação sobre os nematoides e as principais doenças de solo, protegendo a produtividade e construindo um ambiente produtivo favorável para o desenvolvimento das plantas.