Para Usina São Luiz, união das variedades BT com biossoluções é garantia de sustentabilidade e produtividade
06-04-2023

O supervisor agrícola da Usina São Luiz, Marcus Vinícius Lopes, participou em 22 de março do Dia de Campo promovido pelo CTC em parceria com a ADAMA
O supervisor agrícola da Usina São Luiz, Marcus Vinícius Lopes, participou em 22 de março do Dia de Campo promovido pelo CTC em parceria com a ADAMA

O aumento no nível de controle da broca – principalmente em áreas de vinhaça - também é um fator que impulsionou o desejo da São Luiz em expandir sua área com canas BT

A Usina São Luiz, localizada no município paulista de Ourinhos, possui cerca de 2300 hectares de canaviais formados com variedades de cana geneticamente modificadas, volume que corresponde a 7,5% de sua área. Desenvolvidos pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), os materiais BT possuem como principal característica a resistência à broca-da-cana (Diatraea saccharalis), praga considerada chave no atual sistema de produção de cana-de-açúcar.

O supervisor agrícola da unidade, Marcus Vinícius Lopes, participou em 22 de março do Dia de Campo promovido pelo CTC em parceria com a ADAMA. O objetivo principal do evento foi mostrar aos canavicultores e profissionais de usinas presentes as novas variedades de cana-de-açúcar do CTC e os ganhos decorrentes em aliar a biotecnologia do CTC às biossoluções da ADAMA (ExpertGrow e Protege).

Segundo o profissional, a São Luiz possui em seu plantel as quatro variedades BTs lançadas até o momento: CTC9001BT, CTC9003BT, CTC20BT e CTC7515BT. O maior destaque para a unidade fica por conta da CTC20BT, cultivada em 1300 hectares. “Nosso principal objetivo em adotar variedades transgênicas é o aumento da sustentabilidade, algo que prezamos muito dentro da companhia. Tanto que possuímos a certificação Bonsucro desde 2012.”

O aumento no nível de controle da broca – principalmente em áreas de vinhaça - também é um fator que impulsionou o desejo da São Luiz em expandir sua área com canas BT. “Este ano, por exemplo, está muito difícil fazer o manejo da praga por causa das chuvas, pela redução da janela de aplicação. Por conta disso, acredito que os materiais BT darão ainda mais resultado.”

Com relação a união da biotecnologia com as biossoluções da ADAMA, Lopes ressalta que esse ‘casamento’ será bastante benéfico para o setor, pois eleva a sustentabilidade das operações ao mesmo tempo em que entrega grandes incrementos de produtividade, qualidade e, consequentemente, rentabilidade.

CONHEÇA AS BIOSSOLUÇÕES DA ADAMA PARA CANA-DE-AÇÚCAR

ExpertGrow atua no metabolismo secundário da planta e na expressão de proteínas de resistência e crescimento, com efeito positivo na resistência a estresses abióticos, na fotossíntese, no processo de florescimento, no metabolismo energético das plantas e em sua respiração. O objetivo final é melhorar a brotação e o desenvolvimento, garantindo um canavial vigoroso e uniforme.

Já o Protege é um fungicida e nematicida microbiológico composto por uma combinação tripla de bactérias (Bacillus thuringiensis + Bacillus velezensis + Bacillus amyloliquefaciens) com diferentes modos de ação sobre os nematoides e as principais doenças de solo, protegendo a produtividade e construindo um ambiente produtivo favorável para o desenvolvimento das plantas.