Partiu Fenasucro!
22-08-2016

A expectativa é que a 24ª Fenasucro & Agrocana represente a virada do setor

“Será a Fenasucro & Agrocana da virada”, diz Paulo Gallo, presidente do Ceise Br – Centro Nacional das Indústrias do Setor Sucroenergético e Biocombustíveis. A colocação de Gallo deve-se ao cenário positivo do setor, ancorado pelos bons preços da commodity tanto no mercado externo como interno, o que deve se manter por um bom tempo, já que o estoque mundial de açúcar está em baixa. O açúcar em alta puxa o etanol, equilibrando os preços.

A melhor remuneração do açúcar, etanol e cana-de-açúcar teve início em 2015 e se mantém em 2016, mas o endividamento das usinas emperrou os investimentos. “O setor está muito alavancado, assim, o dinheiro que entra vai irrigando a cadeia, em primeiro lugar, as usinas pagam os bancos, depois acertam as folhas de pagamento, fornecedores, só depois vão às compras, que começam por insumos dirigidos para a área agrícola, já que é preciso garantir a produção da matéria-prima. Só depois partem para a área industrial. A parte de manutenção deverá ser a primeira a receber investimentos, pois, muitas usinas não realizam manutenção há três ou quatro entressafras”, observa Carlos Roberto Liboni, secretário da Indústria, Comércio, Agricultura, Abastecimento e Relações do Trabalho de Sertãozinho, SP.


O mercado sinaliza que vai crescer a demanda por açúcar e etanol, para atender a procura, será preciso aumentar a produção. De acordo com Antonio Eduardo Tonielo, presidente do Grupo Virálcool, que conta com três unidades sucroenergéticas, e presidente da Copercana, a produção canavieira nacional deixou de crescer por causa de fatores climáticos, mas principalmente pela falta de investimentos. “Para ter produção, produtividade, é preciso investir em tecnologia. E elas existem, estão no mercado. O que precisa é que usinas e produtores tenham acesso à essas ferramentas. O cenário do setor melhorou, mas o investimento na área agrícola ainda é muito pouco.”Tonielo também é presidente de honra da Agrocana 2016.

Veja mais informações na revista digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.