Patrícia Colichio é uma das personagens do livro Mulheres da Cana-de-Açúcar
23-01-2023

O livro será lançado no 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC em Ribeirão Preto

Aos 27 anos, Patrícia Pires Colichio pediu demissão da imobiliária em que trabalhava para seguir seu sonho de ser operadora de máquinas agrícolas. Na época, seu pai – um dos donos da imobiliária – foi contra os desejos da filha, pois aquele “não era trabalho para mulher”. Mesmo contrariada, Patrícia procurou o SENAR de Guará/SP e se matriculou no curso de formação de operadores de tratores agrícolas.

No ano seguinte, enviou um currículo para a unidade Vale do Rosário, hoje pertencente a Raízen. A unidade, localizada no município paulista de Morro Agudo, estava à procura de colaboradoras femininas para integrar seu quadro de funcionários agrícolas. Após uma série de entrevistas, Patrícia foi uma das quatro mulheres contratadas para a operação de tratores.

Após cinco anos no cargo, Patrícia foi promovida a operadora de colhedora de cana e, recentemente obteve mais uma conquista, passou a ocupar a função de Gestora de Operação de Plantio e Muda de Cana.

Este é apenas um resumo da história de Patrícia no mundo canavieiro, mais detalhes vocês poderão conferir no livro Mulheres da Cana-de-Açúcar, que será lançado durante o 11º Encontro Cana Substantivo Feminino que acontecerá em 30 de março de 2023, no Centro de Cana do IAC, em Ribeirão Preto, SP.