Perspectivas para os mercados de açúcar e etanol
04-04-2016

Cerca de 60% do açúcar brasileiro já foi vendido, aproveitando o preço e o câmbio

Segundo a Datagro, ao final da safra 2015/2016 haverá um déficit global de 4,37 milhões de toneladas de açúcar, pulando para 7,64 milhões de toneladas na safra 2016/2017 devido a problemas climáticos registrados na Índia. Inclusive, algumas usinas indianas já pararam por falta de cana e desestímulo de preços.

Marco Fava Neves, professor da FEA/USP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo) e Especialista em Planejamento e Gestão Estratégica de Empresas, destaca que boa parte das consultorias projeta 34 milhões de toneladas de produção de açúcar no Brasil em 2016/17. “Espera-se um incremento de até 5 milhões de toneladas na produção da commodity no Brasil e cerca de 60% já foi vendido, aproveitando o preço e o câmbio.”

Outro componente importante no mercado internacional do açúcar em 2016 deverá ser a contestação brasileira na Organização Mundial do Comércio (OMC) da política açucareira da Tailândia, que é o segundo maior exportador, atrás do Brasil. “Seus subsídios aos produtores interferem muito negativamente no comércio mundial.”

Para Fava Neves, o fato de as usinas terem feito hedge de açúcar em grandes volumes deve aliviar a queda de preços do etanol no início da safra. Em 2015 chegaram a R$ 1,15/l e neste ano não devem cair de R$ 1,5/l. “Temos que observar neste ano qual será o comportamento de consumo do usuário da frota flex com o preço atual.” O hidratado ocupou cerca de 30% em 2015 (cada ponto representa algo como 300 milhões de litros). “Porém, vivemos provável mudança de comportamento: mesmo acima dos 70%, as vendas de etanol hidratado de novembro a janeiro foram 10% maiores que no mesmo período anterior. As vendas de gasolina caíram 9,3%, segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis. Pode ser que os consumidores estejam preferindo uma compra que tenha menor desembolso ou o etanol vem conquistando preferência”, analisa o professor da FEA/USP.

Veja matéria completa na editoria Tecnologia Industrial, edição 31 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.