Pesquisa inédita vai revelar o perfil dos profissionais de RH do setor sucroenergético
25-08-2022

Relatório desse levantamento – que será realizado pela Ação Consultoria & Treinamento – vai ajudar analistas, gerentes e diretores a tomarem decisões visando a superação de desafios na área 

Renato Anselmi

“O perfil do profissional de Recursos Humanos no setor sucroenergético e seus principais desafios” é o tema central de uma pesquisa, com abordagem, abrangência e formato inéditos, que será lançada nos próximos dias pela Ação Consultoria & Educação Corporativa, com apoio da CanaOnline.

A pesquisa é voltada para analistas, BPS, supervisores, coordenadores, gerentes e diretores de RH do setor sucroenergético localizadas em todas as regiões do país. A participação poderá ocorrer, de maneira voluntária, por meio de um link que será publicado nas redes sociais da Ação Consultoria e da CanaOnline. Profissionais da área receberão convites também por email ou em grupos de RH. Não há limitação do número de participantes por unidades sucroenergética.

Estilo pessoal, liderança, cultura organizacional estão entre os assuntos que serão abordados na pesquisa – revela Henrique Gomes, sócio da Ação Consultoria & Educação Corporativa. As questões vão incluir temas relacionados aos desafios de RH provenientes das transformações culturais e como essas mudanças têm impactado a forma de liderar – exemplifica. “É uma pesquisa robusta”, ressalta Henrique Gomes.

Após a tabulação dos dados, cada participante da pesquisa receberá um relatório específico referente ao seu perfil, que terá considerações sobre o seu estilo comportamental, compreensão da sua percepção sobre o que valoriza na área de RH, formas de comunicação, maneira de lidar com desafios, estilo de liderança, entre outros itens.

Além disso, os profissionais – que responderem as questões – terão outros benefícios: recebimento de um infográfico com explicação sobre o tema “Estilos Comportamentais”; possibilidade de analisar os resultados em comparação a outros profissionais de diferentes níveis e regiões; acesso a informações inéditas para tomada de decisão; benchmarking e análise de maturidade da empresa em diferentes áreas do negócio.

“Em relação a outras unidades sucroenergéticas, uma determinada usina pode estar bem-posicionada na questão de engajamento da equipe. Mas, pode ter um desempenho diferente em outro tema” – observa o consultor da Ação. O resultado vai indicar a necessidade de adoção de medidas para a melhoria de performance em casos específicos.

O relatório geral da pesquisa fará uma estratificação dos resultados por cargo. Em decorrência disto, a pesquisa vai mostrar ao profissional, que assumir novo cargo ou responsabilidade, o que ele precisará mudar em seu comportamento para desempenhar a nova função – comenta Henrique Gomes. “O resultado da pesquisa ajudará as pessoas a pensarem de maneira estratégica em suas carreiras”, enfatiza.

A divulgação do relatório geral vai ocorrer também em uma live, que será promovida pela CanaOnline, com transmissão pelo YouTube, Linkedin e Facebook, em data a ser definida.  

Fonte: CanaOnline