Pesquisadores desenvolvem método de avaliação da sustentabilidade no setor sucroenergético, o SustenAgro
06-10-2016

“SustentAgro” é o nome do projeto que está sendo desenvolvido para avaliar sistemas de produção nas cadeias da cana-de-açúcar e da soja no Centro-Sul do Brasil. Sob a coordenação da pesquisadora Katia Regina Evaristo de Jesus, da Embrapa Meio Ambiente, e com a colaboração do pesquisador científico Sérgio Alves Torquato, da APTA – UPD Tietê, a iniciativa propõe elaborar uma metodologia focada em sistemas de produção com grande expressividade na agricultura nacional.

Segundo os pesquisadores, esta nova proposta metodológica será desenvolvida através da seleção de parâmetros (indicadores), nas dimensões ambiental, social e econômica, que serão levantados a partir de dados secundários (literatura especializada, banco de dados consagrados, outros projetos da Embrapa que tratam do mesmo tema).

“Os indicadores de sustentabilidade formulados e ponderados a partir de limiares de sustentabilidade serão primeiramente avaliados e ajustados por meio da consulta aos especialistas das áreas correlatas da Sustentabilidade, em rodadas de consulta remota e presenciais.”

A Metodologia SustenAgro contará com uma primeira etapa de validação com dados de campo reais. Para tanto, o Sistema será aplicado em microrregiões produtoras e dos sistemas de produção mais representativos dessas culturas no Centro-Sul do Brasil. Ao final desta proposta, a equipe contará com informações suficientemente validadas para a
consolidação da Metodologia de Avaliação e as informações organizadas e sistematizadas para a avaliação da sustentabilidade dos sistemas de produção.

Os indicadores de sustentabilidade compostos por indicadores econômicos, Sociais e Ambientais já foram todos validados e já compõe o sistema de avaliação.

O projeto está em fase final de testes, e resultará em um software: o SustenAgro 1.0, que já passou para várias etapas de teste e agora está na fase de refinamento.

Veja mais notícias na Revista CanaOnline, visualize no site ou baixe grátis o aplicativo para tablets e smartphones – www.canaonline.com.br.