Pessoas bem resolvidas produzem melhor
23-01-2018

A sanção da Lei do RenovaBio já anima o setor sucroenergético, pois o programa deve elevar a previsibilidade para a retomada de investimentos e para o crescimento da produção de biocombustíveis. Já começam os planos de investimentos em tecnologias para aumentar a produção e melhorar os processos.

Boas práticas e tecnologias de ponta se tornam cada vez mais indispensáveis para a sustentabilidade do negócio. Mas só isso não resolve, a equação não fecha se não adicionarmos o fator humano. É preciso das pessoas para que a operação aconteça.

E não se trata apenas de qualificar, treinar a equipe para que domine as tecnologias e, assim, extrair melhor o potencial das máquinas. Qualificação é importante, mas não é tudo. Em se tratando de pessoas, elas querem ser notadas, ouvidas, motivadas, despertadas, se descobrir, ser felizes. Isso, independe da função que ocupem e do momento que estão na carreira ou na vida.

É o que acontece com Celso Albano de Carvalho, gestor executivo da Organização dos Plantadores de Cana da Região Centro Sul do Brasil (Orplana). Com 30 anos de formado, atuando em algumas empresas e entrando em um ‘mundo novo’, o do Associativismo, principalmente coordenando um Projeto tão desafiador como o da Orplana, ele achou por bem investir em si próprio.

“Resolvi discutir e ouvir de alguém experiente a ‘visão’ e percepções a respeito de minha trajetória e postura profissional. Na busca por aprimoramento, maior maturidade, equilíbrio emocional, aliando com visão estratégica que por tanto tempo tem sido o meu ‘norte’. Conversar e ouvir alguém que dê segurança, transmita confiança e tenha a clareza e sinceridade em apontar os ‘pontos’ de melhoria, análise, desenvolvimento interior, acaba nos transformando e nos proporcionando ‘doses’ de coragem para enfrentar mais desafios”, comenta Celso Albano.

O executivo da Orplana conta que, a entrada para o ambiente associativo, tendo tantos líderes dentro e fora da Orplana para interagir, o estimulou a buscar mais orientação em prover conciliações, administração de conflitos, entender e absorver os valores distintos de cada líder, suas necessidades diversas e vários comportamentos com os quais sempre nos deparamos.

Veja matéria completa na editoria Gestão de Pessoas, na edição 50 da revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, baixe GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.