Petrobras abandonará política de Dilma que afundou o setor sucroenergético
11-10-2016

A venda de gasolina a baixo do custo arruinou a Petrobras e a agroindústria canavieira

Pedro Parente, presidente da Petrobras, disse que a empresa se prepara para anunciar uma política doméstica para os combustíveis que evitará os custosos subsídios que drenaram os lucros da empresa no governo anterior.

A política adota no governo Dilma de congelar por longos períodos o preço da gasolina, mesmo o preço do barril do petróleo estando nas alturas, além de prejudicar financeiramente a Petrobras, impôs perdas severas para o setor sucroenergético. O preço artificial da gasolina retirou a competitividade do etanol e foi um dos principais fatores para empurrar o setor para o fundo do poço, fechando dezenas de usinas, levando outras tantas dezenas à recuperação judicial e gerando mais de 300 mil desempregados.

A Petrobras, que não reajusta os preços da gasolina e do diesel há mais de um ano, fixará os preços em paridade ou acima dos níveis internacionais, disse Parente, na sexta-feira (7), em entrevista na sede da Bloomberg em Nova York.

A empresa planeja efetuar mudanças mais frequentes em fatores como preços internacionais, taxa de câmbio e participação de mercado, disse ele. De agora em diante, a Petrobras apenas se beneficiará, e não mais perderá, com a diferença entre os preços praticados no Brasil e no mercado internacional, disse Parente.

A empresa comercializa gasolina e diesel com ágio há quase dois anos, o que a ajudou a recuperar um total estimado de US$ 35 bilhões perdido com subsídios às importações entre 2011 e o fim de 2014, durante o boom das commodities.

Embora planeje manter os preços no Brasil acima dos níveis internacionais, a Petrobras não anunciará uma fórmula específica para gerar aumentos ou quedas automáticas, disse Parente, que salientou que a Petrobras já não permitirá que o governo determine decisões corporativas. "Não devemos ser um braço do governo para controle da inflação."

Veja mais informações na revista Digital CanaOnline. No site www.canaonline.com.br você pode visualizar as edições da revista ou baixar grátis o pdf.
Mas se quiser ver a edição com muito mais interatividade ou tê-la à disposição no celular, basta baixar GRÁTIS o aplicativo CanaOnline para tablets e smartphones - Android ou IOS.