PF realiza operação contra fraude em financiamento bancário
18-05-2016

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (17) a Operação Turbocred, contra fraudes em financiamentos bancários. As investigações tiveram início em março deste ano para apurar denúncias de contratos fraudulentos de empréstimos agrícolas, concedidos por agências bancárias da região de Ribeirão Preto (SP).
De acordo com as primeiras informações, em conjunto com Ministério Público Federal (MPF) de São Paulo, a operação reúne 70 policiais em cumprimento a 13 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Paraná, Minas Gerais e no Distrito Federal.
Segundo o G1 apurou, entre os locais de busca estão agências do Banco do Brasil, mas o foco não é a instituição.
A PF investiga a participação de funcionários dos bancos envolvidos e os beneficiários dos empréstimos, que seriam donos de fazendas arrendadas para o cultivo de cana-de-açúcar.
Ao G1, o Banco do Brasil informou que trata-se de desdobramento da operação Golden Boy, conduzida pela Polícia Federal desde abril do ano passado. O Banco do Brasil afirmou que presta todas as informações necessárias à continuidade das investigações.
Golden Boy
Em dezembro de 2015, a PF em Ribeirão Preto prendeu dois ex-gerentes do Banco do Brasil na Operação Golden Boy, que investiga um esquema suspeito de desviar R$ 35 milhões em contratos de financiamentos agrícolas da instituição nas cidades de Guará (SP) e Franca (SP).
As investigações apontaram que dois homens conseguiam nomes de laranjas e usavam os dados dessas pessoas para abrir contas no banco. Em seguida, um engenheiro emitia laudos falsos e, com a aprovação dos ex-gerentes, os financiamentos agrícolas eram aprovados.
Os ex-servidores do Banco do Brasil, Alexandre Rosato e Rafael Garcia Spirlandeli, foram libertados em abril deste ano. Segundo a defesa, os dois colaboram com a Justiça em liberdade.

http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/noticia/2016/05/pf-realiza-operacao-contra-fraude-em-financiamento-bancario.html